Documentário sobre povo indígena Huni Kuin chega em Curitiba

O filme, com direção dos paranaenses Lara Jacoski e Patrick Belem, terá duas exibições na cidade

A produtora curitibana Bem-te-vi Produções exibe o documentário ‘Eskawatã Kayawai, O Espírito da Transformação’ neste fim de semana em Curitiba. O documentário será exibido em duas sessões, uma no sábado (28), às 17h30, no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, e outra no domingo(29), às 17h, no Terreiro de Umbanda do Caboclo Tupinambá. Os ingressos podem ser adquiridos nos locais, antes das exibições.

O documentário tem direção dos paranaenses Lara Jacoski e Patrick Belem, foi gravado durante seis anos no Acre, em uma coprodução norueguesa, e estreou oficialmente na conferência PS2023 MAPS em Denver, nos Estados Unidos. De lá para cá, cerca de 3 mil pessoas assistiram ao filme em mais de 8 países. 

Leia também: Festival Curta 8 volta ao Teatro da Caixa em sua 18ª edição

Prêmios

O filme também já foi foi selecionado por diversos festivais de cinema, foi premiado no Festival Latino Americano de Texas como “Melhor Documentário” e na Argentina recebeu “Menção Especial” no Festival Cine Construir. 

“Eskawatã Kayawai, O Espírito da Transformação”

O documentário apresenta o reavivamento da cultura do povo originário Huni Kuin, da Terra Indígena do rio Humaitá no coração floresta Amazônica Acreana, após décadas de perseguição e escravidão. Em apenas 20 anos, eles passaram por uma transformação profunda e agora inspiram o mundo ocidental e outras culturas indígenas com sua história de resistência. 

Um exemplo para o mundo com sua história de vida, mostrando que é possível resgatar valores para uma vida de mais harmonia conosco e com o planeta. Em um momento de grande crise climática e desafios, o filme mostra a importância das culturas tradicionais como portadores de um conhecimento ancestral, tanto no sentido da organização autogestionável e autossustentável, quanto dos trabalhos espirituais com suas inúmeras plantas sagradas e guardiões da natureza.

Documentário “Eskawatã Kayawai, O Espírito da Transformação”

Dia 28 de outubro (sábado), às 17h30, no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta (R. Lamenha Lins, 1429 – Rebouças).

Dia 29 de outubro (domingo), às 17h, no Terreiro de Umbanda do Caboclo Tupinambá (R. Domingos Antonio Moro 1080 – Pilarzinho).

Ingressos nos locais: Contribuição consciente (sugerido mínimo R$10). São bem vindas doações de instrumentos musicais, tecnológicos e alimentos não perecíveis.

Veja o trailer do filme aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima