Documentário mergulha na intimidade de Clarice Lispector

“Clarice Lispector: a descoberta do mundo” estreia no Cine Passeio, traz materiais inéditos e resgata entrevista de 1976

“Clarice Lispector: a descoberta do mundo” é um documentário que funciona como uma espécie de ensaio feito de depoimentos da escritora Clarice Lispector e também de amigos e familiares. O filme procura costurar essas falas com trechos adaptados da obra da escritora, conhecida por livros como “A hora da estrela” e “A paixão segundo G. H.”.

Além disso, “Clarice Lispector: a descoberta do mundo” exibe alguns materiais inéditos e resgata a participação da escritora no programa “Os mágicos”, da TV Educativa, ocorrida em dezembro de 1976.

A diretora Taciana Oliveira, que escreveu o roteiro com Teresa Montero, tenta mergulhar na intimidade de Clarice Lispector abordando detalhes pouco explorados de sua personalidade e de sua história, contada a partir de duas narrativas paralelas: a das imagens e a do texto. A primeira, a das imagens, prepara o público para o impacto da segunda, a do texto.

Clarice Lispector

É como se o filme descobrisse – e permitisse ao público também descobrir – as frestas da personalidade de uma mulher enigmática, que escreveu sobre temas complexos de forma clara e profunda.

Entre as pessoas ouvidas pelo documentário, estão o jornalista Alberto Dines, a sobrinha Marcia Algranti, a sobrinha-neta Nicole Algranti, o filho Paulo Gurgel Valente, o escritor Lêdo Ivo e o editor Paulo Rocco.

Onde assistir

“Clarice Lispector: a descoberta do mundo” estreia nesta quinta-feira (15) no Cine Passeio.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima