Dia das Crianças: 8 opções para dar boas memórias a seus filhos

Para quem deseja fazer algo a mais do que presentear com um brinquedo, o Plural selecionou programas culturais que podem render momentos únicos

Nem sempre dá para atender aos desejos dos pequenos para o Dia das Crianças, principalmente quando envolvem brinquedos da moda ou eletrônicos apenas compatíveis com saldos bancários grandes. Contudo, dá para presentear a galera com coisas que farão diferença de verdade na vida, momentos que ficarão na memória mesmo quando eles se tornarem grandinhos. E nem precisa ser uma iniciativa abraçada somente pelos pais; avós, padrinhos e amigos também podem dar de presente uma coisa que nos é muito cara hoje: tempo de qualidade. 

O Plural fez uma lista de atrações culturais para aproveitar no Dia das Crianças. São opções gratuitas ou que não pedem muito dinheiro para serem um sucesso, e valem para todos que desejam fazer a piazada feliz. Confira a seguir. 

1 – Ateliê Aberto de Colagem, no MON (participação gratuita)

Atividade direcionada para crianças de 5 a 12 anos, para exercitar a imaginação e explorar o Espaço de Oficinas do MON a partir de divertidos desafios, e também despertar a curiosidade sobre tudo o que é possível criar com cola e papel. O tempo da oficina é livre e o participante terá autonomia na criação das suas produções.É obrigatório o acompanhamento de um adulto para participar.

No dia 12 outubro, das 10h30 às 16h30, com entrada até 16h. Não é necessária inscrição prévia, basta comprar os ingressos comuns do Museu na bilheteria ou no site, chegar ao local e participar. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. O Museu Oscar Niemeyer (MON) fica na rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico. 

2 – Espetáculo de dança “Lendas Brasileiras”, do Balé Teatro Guaíra (R$ 10, a meia-entrada)

O Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Alexandre Brasolim, estarão juntos para a nova temporada de “Lendas Brasileiras”, obra que faz uma releitura do folclore nacional por meio de contação de história, uso de bonecos e figurinos lúdicos. A plateia assiste a histórias saídas de contos sobre “A mula sem cabeça”, “Vitória-Régia”, “Caipora”, “Boto Cor-de-Rosa” e “Boitatá”, e trechos com estética inspirada nas pinturas de Anita Malfatti. 

No dia 12, são duas sessões, a primeira às 10h e a segunda às 15h. Mas a temporada vai até dia 15 de outubro, sempre no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). O preço do ingresso é R$ 10, (meia-entrada), com lugares numerados, e estão à venda na bilheteria do teatro ou aqui.

3 – Peça “No Armário Não Cabe Ninguém!”, no Teatro Novelas Curitibanas (ingressos gratuitos)

A história de Pi e Tatá, dois monstros que vivem rotinas repetitivas, é contada com bonecos e objetos manipulados. Uma tempestade traz uma criatura desconhecida ao Vale dos Monstros, desencadeando reflexões sobre tolerância e convivência com a diferença. 

São duas sessões no dia 12, às 14h e 16h, mas tem espetáculo também no sábado e no domingo (14 e 15). Os ingressos são gratuitos e distribuídos de 30 minutos a 1 hora antes de cada sessão, o Teatro Novelas Curitibanas fica na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.

4 – Contação de histórias, no MON (participação gratuita)

Na área externa do Museu, “MON Sem Paredes” apresenta Samara Rosa, que faz a contação na obra “Ao Redor de uma Árvore”, do artista Gustavo Utrabo. Os temas são elementos da natureza, como as árvores e os pássaros.

É no dia 12 de outubro, às 15h. A atividade é gratuita, não é preciso comprar ingresso para o museu para participar, basta comparecer ao local no horário do evento. Sujeita a lotação.

Leia também: Trupe Periferia e Cia dos Palhaços fazem apresentações gratuitas

5 – Dança: espetáculo “Monstruário”, no Shopping Curitiba (ingressos gratuitos)

O Coletivo Nós em Traço apresenta o espetáculo de dança interativo “Monstruário”, com monstrinhos da raiva, alegria, saudade, tristeza, impaciência, coragem e amor. Suas formas, características e adereços ganham vida no corpo dos artistas, que constroem uma dança monstruosa e divertida.

As sessões são no dia 12, a primeira às 14h30 e, depois, às 16h30, no piso L1 do Shopping Curitiba, na rua Brigadeiro Franco, 2300 – Centro. Ingressos gratuitos e limitados, retirada 30 minutos antes de cada sessão, no local.

6 – “Acalantos”, música, na Caixa Cultural (gratuito)

O espetáculo “Acalantos, a Arte de Acolher”, do Grupo Parabolé, apresenta parlendas e cantigas de várias partes do Brasil e do mundo. Em cena estão as cantoras Luana Godin, Mariana Castro e Renata Melão. Dirigido a bebês e crianças pequenas, o espetáculo busca inspirar relações mais sensíveis entre os pequeninos e seus cuidadores ou educadores. I

O espetáculo será apresentado no dia 12, às 17h, na Galeria Térreo da Caixa Cultural Curitiba, na rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro. A distribuição gratuita de ingressos começa 30 minutos antes da sessão.

7 – Peça de teatro “Uma Fábula Para Entender o Mundo”, no Auditório Carlos Kraide (gratuito)

A história acontece debaixo d’água, onde os tubarões dominam os mares. O espetáculo é uma adaptação da história Se os tubarões fossem homens, de Bertolt Brecht, utilizando teatro de bonecos e dança para ensinar crianças sobre responsabilidade e cooperação.

No dia 12, às 14h e 16h (mas a temporada vai até dia 15), no Auditório Antônio Carlos Kraide, Av. República Argentina, 3430 – Água Verde, no Portão Cultural, em frente ao Terminal). Os ingressos são gratuitos e distribuídos de 30 minutos a 1 hora antes de cada sessão.

8 – “B​​rio e Breu”, no Teatro Cleon Jacques do Parque São Lourenço (gratuito)

Brio tem medo do escuro, mas sua irmã, Breu, é como a escuridão da noite. Esta história encantadora explora como o amor pode unir irmãos e superar medos.

No dia 12, às 11h e 16 horas, com temporada até dia 29, sempre no Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço). Os ingressos são gratuitos e distribuídos de 30 minutos a 1 hora antes de cada sessão.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima