Contos de Carolina Jordão falam de relações lésbicas e bissexuais

No livro "Aconteceu muita coisa nos últimos três anos", escritora olha para romances proibidos, relações não monogâmicas e descobertas do amor

A escritora Carolina Jordão trata de temas que permeiam o cotidiano de todas as pessoas, mas com um detalhe: em seus contos, o protagonismo é de personagens lésbicas, bissexuais e sapatões. “Quis traduzir tudo que permeava a minha vida como sapatão e a vida das pessoas que estão próximas a mim”, diz Jordão. 

Ela é uma das participantes do Implode, um evento que promove simultaneamente dez escritores e seus livros. O lançamento será neste sábado (16), das 15h às 21h, na Alfaiataria (Rua Riachuelo, 274 – Centro).

Carolina Jordão

Na entrevista a seguir, Carolina Jordão fala mais sobre os seus contos e as autoras que os influenciaram.

Quais são os temas que você aborda nos contos de “Aconteceu muita coisa nos últimos três anos”? 

Os temas permeiam o cotidiano no geral; descobertas do amor, inícios e términos de relações, novos formatos de família, relações não monogâmicas, romances proibidos. E tudo isso colocando mulheres lésbicas e bissexuais e sapatões como protagonistas dessas histórias.

Que escritoras e escritores serviram de referência para você nesse livro?

Natália Borges Polesso, Carol Bensimon e Marina Monteiro.

Você poderia falar um pouco sobre as circunstâncias em que escreveu os contos de “Aconteceu muita coisa nos últimos três anos”?

Os contos foram escritos em um recorte de tempo de três anos (contemplando o período da pandemia), depois de muitas observações da vida de pessoas que têm relações sáficas, como essas relações se desdobram, as dificuldades para deixar o romance florescer e amadurecer, a busca por novos formatos de relação, a inquietação com que o sistema nos propõe e as caixas em que somos colocadas. Quis traduzir tudo que permeava a minha vida como sapatão e a vida das pessoas que estão próximas a mim.

Livro

“Aconteceu muita coisa nos últimos três anos”, de Carolina Jordão. Urutau, 120 páginas, R$ 52. Contos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima