Conheça a história do Mercado Paralelo e toda a programação da feira

O evento é uma oportunidade para apoiar marcas e artistas locais fazendo compras conscientes neste sábado (25)

O Mercado Paralelo da Primavera acontece neste sábado (25). O evento é uma feira criativa, que acontece na Casa de Pedra do Nex Coworking, com mais de 70 expositores locais e diferentes opções para as compras de Natal. Nesta edição, entre as atrações ainda estão música ao vivo, atividades para crianças e opções gastronômicas. A entrada é aberta ao público e gratuita.

A idealizadora do projeto, Daiana Lopes, conta que a iniciativa é uma realização da Casa 102, um coletivo de pequenos empreendedores da economia criativa local. Em 2016, quando o espaço abriu suas portas, já começou o movimento das feiras e bazares no local. Dois anos depois, surgiu o nome Mercado Paralelo com uma média de três a quatro edições por ano. 

Entretanto, com a pandemia foi preciso rever a ideia antes de os eventos presenciais retornarem. “A gente ampliou o Mercado Paralelo, que saiu da Casa 102 e migrou para um outro território da cidade para buscar novos públicos e parcerias, e o Nex abraçou a causa recebendo a feira pela primeira vez em 2021”, diz Daiana ao explicar que, atualmente, são realizadas duas edições anuais, maiores do que eram as feitas no início da história projeto.

Consumo consciente e protagonismo feminino

A idealizadora também destaca a personalidade da feira, engajada com os conceitos de consumo consciente e o protagonismo feminino. “A curadoria busca priorizar marcas que têm um perfil diferente e um olhar para a produção mais consciente; entre os participantes, 90% são mulheres e o maior foco é em moda autoral e design”. 

A cada edição a organização trabalha para valorizar a diversidade, com a participação de mulheres pretas e periféricas. Segundo Daiana, isso “é um desafio, mas aos poucos a gente procura ir ampliando esse espaço”. 

No evento deste sábado, estarão à venda roupas, acessórios, arte, produtos naturais e gastronômicos, e o público ainda poderá conferir performances de artistas locais.

Atrações do Mercado Paralelo de Primavera

  • Brunch musical do Rause Café, a partir das 11h, com DJ Gabriel Castro e aula show de café coado com Nani Ribas
  • DJ Selecta Gabi, abrindo a tarde com samba e sonoridades brasileiras
  • Show ao vivo das bandas MUV (samba, soul, jazz e groove, dos artistas Kátia Drumond, Ricardo Verocai e Evangivaldo Santos) e Beatmacumbia (ritmos latinos contemporâneos)
  • Baile Dança Livre a Dois, com o multiartista Ravi Brasileiro
  • Gastronomia com drinks autorais, blends de chás, chopp artesanal, pizza artesanal, e pratos italianos do restaurante Il Barbuto
  • Atividades para todes, como flash tarô, bate-papos sobre negócios locais promovidos pelo Locavorista
  • Brincadeiras gratuitas, contação de histórias  e oficinas para criançada de pintura em tela, pintura em gesso, slime, e pulseiras da amizade

Serviço

Neste sábado (25), das 11h às 20h, na Casa de Pedra do Nex Coworking (Al. Presidente Taunay, 130 – ao lado do shopping Novo Batel). Entrada gratuita e pets são bem-vindos. Outras informações no Instagram da feira

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima