Concerto inspirado na obra John Cage chega a Curitiba

Pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres apresentam "Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado" no Teatro Paiol

Curitiba recebe a turnê “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” das pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo, inspirada na obra do norte-americano John Cage (1912 – 1992). Os concertos serão apresentados nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), às 20h, no Teatro Paiol. São as últimas apresentações da turnê que já passou por cidades como: Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

As brasileiras Grace e Lilian, integrantes do Coletivo Piano Vero, foram as primeiras e únicas pianistas da América do Sul a gravarem a composição por inteiro, ao vivo. O feito inédito foi lançado no álbum “Preparado em Curitiba – John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, em janeiro de 2012, na 30ª Oficina de Música de Curitiba e no mês seguinte em Darmstadt, na Alemanha.

O concerto

A obra será executada na íntegra, em um piano de cauda cheio de parafusos, porcas, pedaços de plástico e borracha colocados milimetricamente entre as cordas do instrumento. Ao todo, 45 notas são preparadas para o ciclo de Sonatas e Interlúdios e diferentes métodos são usados para modificar o som original do instrumento. A inserção de diferentes objetos em suas cordas resulta em sonoridades particular. A direção musical é da pianista e professora Vera Di Domênico.

“Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, de John Cage

Pianistas: Lilian Nakahodo e Grace Torres

Dias 26 e 27 de outubro (quinta e sext-feira), as 20h

Teatro Paiol (Rua Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho)

Ingressos pela plataforma Sympla a partir de R$5.

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima