Cine Passeio exibe a Mostra Internacional de Cinema, Gêneros e Sexualidades

Mostra tem longas internacionais legendados e curtas produzidos no Paraná

A primeira Mostra Internacional de Cinema, Gêneros e Sexualidades, que começou neste fim de semana, segue até esta quarta-feira (27) no Cine Passeio, em Curitiba. Um evento dedicado à reflexão e discussão a respeito das diversidades sexuais e de gênero em diferentes contextos contemporâneos. A mostra é composta pela exibição de seis longas-metragens legendados em português, produzidos por países como Alemanha, Espanha, França e Suíça, combinados a cinco curtas-metragens de realização paranaense, promovendo diálogos entre realidades internacionais e locais a partir do cinema documentário e de ficção. A curadoria dos filmes paranaenses é da cineasta e pesquisadora Camila Macedo.

O evento é realizado sob a iniciativa da EUNIC Curitiba (European Union National Institutes for Culture) e mais especificamente a Aliança Francesa de Curitiba, o Instituto Cervantes e o Goethe-Institut Curitiba em parceria com o Consulado da Suíça no Brasil, a Embaixada da Espanha no Brasil, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français, o Cine Passeio, o Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura de Curitiba.

Reunindo filmes de promissores cineastas estreantes (como Faraz Shariat, de Sem Ressentimentos) a obras já premiadas em importantes festivais de cinema do mundo (como M, vencedor do prêmio especial do júri em Locarno, em 2018, ou o espanhol Mi vacío y yo, prêmio especial do júri em Málaga, em 2022), a mostra percorre um conjunto instigante de questões e temáticas, entrelaçando os debates sobre gênero e sexualidade a outros importantes assuntos da atualidade, como a migração, as multiplicidades étnicas e religiosas, as relações intergeracionais e o enfrentamento de diferentes violências.

A programação completa pode ser conferida aqui

Sobre os ingressos, o valor será de 12 reais a inteira e 6 reais a meia-entrada. Os que querem assistir aos filmes poderão comprar através da bilheteria e totem de autoatendimento do Cine Passeio ou no site ingresso.com

Lista dos longas-metragens internacionais na programação:

Zuhurs Töchter (dir: Laurentia Genske e Robin Humboldt, 2021, Alemanha)

Mi vacio y yo (dir: Adrián Silvestre, 2022, Espanha)

Futur Drei / Sem ressentimentos (dir: Faraz Shariat, 2019, Alemanha)

M (dir: Yolande Zauberman, 2019, França/ Israel)

Madame (dir: Stéphane Riethauser, 2019, Suíça)

Passagens (dir: Ira Sachs, 2023, França/ Alemanha)

Lista dos curtas-metragens paranaenses na programação:

Copiloto (dir: Andrei Bueno Carvalho, 2017)

Você já tentou olhar nos meus olhos? (dir: Tiago Felipe, 2020)

Aonde vão os pés (dir: Débora Zanatta, 2020)

Tentei (dir: Laís Melo, 2017)

Amizades Particulares (dir: Laira Tenca, 2020)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima