Ouça quarto podcast com texto de Filosofia que UFPR vai cobrar no vestibular

Um texto da filósofa brasileira Tatiana Roque publicado originalmente na Revista Piauí é o tema da penúltima leitura compartilhada que o professor Daniel Medeiros gravou para ajudar os vestibulandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O episódio já está disponível […]

Um texto da filósofa brasileira Tatiana Roque publicado originalmente na Revista Piauí é o tema da penúltima leitura compartilhada que o professor Daniel Medeiros gravou para ajudar os vestibulandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O episódio já está disponível no YouTube e pode ser assistido gratuitamente a qualquer momento.

O assunto abordado pela filósofa no texto não poderia ser mais pertinente para o momento. O título dado por ela é: “O negacionismo no poder. Como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política”. Curiosamente, o texto foi publicado originalmente em 2020, ainda no começo da pandemia de coronavírus. Filósofa e matemática, Tatiana Roque é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Há três décadas lecionando em cursinhos pré-vestibulares, Daniel Medeiros, mestre em Filosofia e professor de História, decidiu neste ano ler e comentar em público os cinco livros de Filosofia cobrados dos alunos que desejam entrar na UFPR.

O primeiro episódio, disponível desde segunda (18), fala sobre o “Discurso do Método”, de René Descartes. O segundo abordou o “Tratado sobre a Tolerância” de Voltaire e o terceiro tratou da obra da americana Nancy Fraser. Na quarta o programa sobre Thierry de Duve encerra a série. O programa tem apoio do Plural.

Os episódios estarão disponíveis no canal do Universo Podcasts no YouTube. Inscreva-se e assine as notificações para saber quando cada episódio novo estiver disponível.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima