Ratinho leiloa segundo lote de estradas na sexta prometendo pista extra de Curitiba ao Litoral

Promessa do governo é incluir terceira pista em 77 dos 81 quilômetros do trecho entre Curitiba e as praias

O Governo do Paraná leiloa nesta sexta-feira (29) o segundo lote de rodovias do novo pacote de concessões. O trecho é um dos que mais interessam aos curitibanos por incluir a BR-277 no caminho para as praias. Além disso, o lote inclui também as estradas que ligam Ponta Grossa ao Norte Pioneiro do estado.

Segundo a estimativa do governo Ratinho Jr. (PSD), a empresa que ficar com o lote terá de fazer investimentos de R$ 10,8 bilhões ao longo do período de concessão. Entre elas está a criação de uma terceira pista entre Curitiba e o Litoral.

Mapa do novo pedágio. Foto: Governo do Paraná

O trecho tem aproximadamente 81 quilômetros, já é duplicado, e passará a ter uma pista adicional em praticamente todo o trajeto (apenas quatro quilômetros ficarão sem três faixas em ao menos um dos sentidos, de acordo com o edital). O leilão também prevê vias marginais em segmentos no perímetro urbano de Curitiba e na entrada de Paranaguá.

A promessa do governo é que isso facilitará a descida até o Porto de Paranaguá, e de turistas que costumam ir para as praias principalmente em feriados e durante o verão.

No mês passado, o governo paranaense leiloou o primeiro lote de estradas e chegou a sofrer uma derrota na Justiça Federal. A concessão ficou suspensa por alguns dias a pedido da Defensoria Pública da União, porque a obra afetaria comunidades quilombolas da região da Lapa. No entanto, logo em seguida o governo conseguiu liberar a continuidade da concessão.

O leilão do Lote 2 será realizado no dia 29 deste mês, às 14h na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. A previsão de assinatura do contrato é para o final de janeiro do ano que vem.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima