Casa com mural de Poty é derrubada; construtora diz que obra foi preservada

Painel “Lendas Brasileiras” deve ser levado para o Centro Politécnico da UFPR

A casa em que Poty Lazzarotto pintou o painel “Lendas Brasileiras” foi demolida recentemente para a construção de um prédio. Conforme revelado pelo Plural em abril de 2022, a pintura foi feita pelo artista para um casal de amigos há mais de 50 anos em uma das paredes do imóvel, mas a compra do terreno pela construtora Porto Camargo colocou em risco a vida da obra de arte.

A reportagem foi até o local e confirmou que não há mais nada ali além de escavadeiras e trabalhadores que preparam a fundação para o novo edifício. Contudo, o mural, segundo a construtora, está no meio do caminho para a salvação. 

Leia também: Mural de Poty ilustra parede de casa prestes a ser demolida

Painel com morada temporária 

Fundações de obra no terreno da casa onde estava o mural feito por Poty.

A Porto Camargo afirmou ao jornal que a parede de cerca de 10 toneladas foi transposta para um endereço temporário até que siga para um novo local, onde a arte de Poty poderá ficar em exposição ao público. Entretanto, o estado real do painel só poderá ser conferido após a chegada nesse destino, ainda não definido.

Isso porque mesmo com os devidos cuidados a retirada pode quebrar ou trincar a parede. Ainda segundo a construtora, a retirada foi feita por empresa de engenharia com o expertise necessária para a proteção e diminuição dos riscos envolvidos no processo. O trabalho também foi supervisionado pela restauradora Suely Deschermayer, que já atuou em situações parecidas envolvendo obras de outros artistas. 

A empresa responsável foi a Hebron Empreendimentos. Um de seus sócios, Fábio Deschermayer, explicou que foi realizada uma avaliação técnica e um planejamento para estabilidade da parede, o qual foi executado após a proteção da pintura com madeira, concreto e aço. Em seguida, houve o içamento e o transporte do bloco. O pedido de envio de fotos do procedimento para a reportagem não foi atendido.

Qual será o novo endereço do Poty?

O destino final do “Lendas Brasileiras” ainda não é certo. Fora os riscos envolvidos na transposição, agora feita em duas fases com a parada na morada provisória, ainda não existe a definição de onde será o novo lar do mural. A Porto Camargo ainda não decidiu para quem doará e não tem planos de ficar com a obra de arte.

Contudo, o Plural apurou que o mural deve ir para o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ao menos por mais alguns anos. Como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) continua como candidato mais forte entre os interessados no Poty e a sede nova da entidade ainda não foi construída (onde finalmente seria o endereço fixo do mural), uma parceria já desenhada levaria o “Lendas Brasileiras” para o campus da instituição de ensino.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima