“Através das Cores” leva grafitti para a Catamare

Projeto integralmente feito por mulheres leva o trabalho de artistas curitibanas para o muro da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

O projeto “Através das Cores” reúne seis grafiteiras para fortalecer o empoderamento feminino com sororidade e arte. Os trabalhos buscam a transformação e são executados inteiramente por mulheres. A principal ação acontece neste sábado e domingo, 25 e 26 de março, a partir das 10 horas, na Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare), no bairro do Boqueirão. 

Artistas

No evento, a artista urbana Eloá Cruz, que idealizou o projeto ao lado da também artista Thaís Fogaça, recebe mais cinco mulheres que grafitam em Curitiba para criarem uma obra coletiva de 60 metros quadrados que irá transformar o muro da cooperativa. As outras artistas que assinam o trabalho são Camilli Rosa (@camiart.pinturas); Bruna (@brumaluka); Julie Pietra (@julie.pi_); Dejota (@dejota); Tonon (@ton1nhaa) e Istha (@istha_100horas). 

Oficinas gratuitas do “Através das Cores” 

Cristina Pagnoncelli (@crispagnoncelli) e Milena Costa (@milenacostafoto) também participam do projeto ministrando duas atividades gratuitas, respectivamente a oficina “Arte e Lettering com Giz” e o minicurso “Mulher na Arte”, uma terceira oficina gratuita de grafitti será orientada por Julie Pietra. Segundo Eloá, todas as participantes se conheceram pelo graffiti e suas histórias se esbarram na arte. Tornaram-se amigas e movimentam a cultura urbana há anos: “Somos uma rede de apoio, valorizamos muito a amizade e nos incentivamos a realizar sonhos ”.

Catamare

A escolha do lugar também foi algo especial, surgiu para levar a arte a uma das regiões mais distantes do centro da cidade e também para tratar do empoderamento feminino. Por isso, a Catamare apareceu como o endereço perfeito, é presidida por uma mulher e a maioria dos cooperados são mulheres. Ali, elas têm o papel principal na tomada de decisões. Segundo a presidente da cooperativa, Lia de Oliveira Santos, o projeto estimula a criatividade e a potência de pessoas dentro da comunidade. “Para nós, que trabalhamos com reciclagem, é muito gratificante a harmonia que cada arte traz para o espaço, até porque passamos muito tempo no trabalho”. 

Apoiadores

“Através das Cores” tem recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e incentivo do Ebanx. O projeto é uma parceria da Somos Cores Produções com a Catamare, e tem apoio de Ilovecwbeats, MTN ( Montana Colors ) e Galeria Ponto de Fuga.

Agenda “Através das Cores”

Pintura de Painel

Sábado e domingo, 25 e 26 março, a partir das 10h, na Catamare (Rua Salvador Ferrante, 256 – Boqueirão).

Oficinas e cursos gratuitos

Todos na  na Galeria Ponto de Fuga (Rua Saldanha Marinho, 1220 – Centro). São 20 vagas para cada turma.

“Arte e Lettering com Giz” com Cristina Pagnoncelli; no sábado, 1º de abril. 

Minicurso “Mulher na Arte” com Milena Costa; no sábado, 15 de abril.

Oficina de Graffiti, com Julie Pietra; no sábado, 22 de abril. 

Outras informações e inscrições no perfil do Instagram somoscores.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em ““Através das Cores” leva grafitti para a Catamare”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima