Talvez seja o caso de começar dizendo que o filme “Air: a história por trás do logo” conta quase nada sobre a história por trás do logo a que se refere. Para ser mais preciso, o título deveria ser “Air Jordan: a história por trás da marca“.
Porque, no fim, é isso que Ben Affleck e Matt Damon fazem nesse filme que marca a primeira colaboração dos dois desde “Gênio indomável” (1997). O roteiro situa a história em 1984, época dos Caça-fantasmas e dos primeiros jogos de videogame, para contar como a Nike conseguiu assinar um contrato espetacular com o sujeito que era considerado por especialistas em basquete o terceiro jogador novato mais importante daquele ano. Mas que, eventualmente, se tornaria o jogador de basquete mais importante de todos os tempos: Michael Jordan.
A mãe de Jordan, Deloris (interpretada por Viola Davis no filme), previu que o filho não seria famoso por jogar na NBA, a liga de basquete mais influente e rica do mundo. Não, senhor. Era a NBA que ficaria famosa graças a Michael Jordan! Entre a estreia de Jordan e sua segunda aposentadoria do esporte, foi exatamente isso que aconteceu.
Air Jordan
No roteiro de “Air: a história por trás do logo”, escrito pelo desconhecido Alex Convery, os jovens heróis da NBA na época eram Magic Johnson e Larry Bird. E eles, assim como a maioria dos jogadores de basquete, preferiam usar tênis Converse ou Adidas.
A Nike já era uma empresa bilionária, mas dominava o setor de tênis de corrida. No basquete, ela praticamente não existia. Ou pior, era considerada tosca.
Numa tentativa de reverter essa situação, o CEO da Nike, Phil Knight (Ben Affleck, que também dirige o filme), contrata um executivo especialista em basquete chamado Sonny Vaccaro (Matt Damon), um executivo de meia-idade, meio acima do peso, mas com um carisma e um instinto incomuns.
“Air” se concentra em Vaccaro e na saga que foi conquistar Michael Jordan para a Nike. Numa decisão curiosa, Jordan é uma presença que paira sobre o filme inteiro, mas que quase não aparece. Ainda assim, a pegada da história é a mesma de uma biografia autorizada. “Air” evita críticas e controvérsias e prefere mostrar como todo mundo era incrível, lindo e maravilhoso. Menos os nazistas da Adidas.
O resultado pode parecer um pouco ingênuo, bobo até, mas é divertido.
Onde assistir
“Air: a história por trás do logo” estreia nos cinemas nesta quinta (6).