“Ahosis: as guardiãs” celebra a força das mulheres

Espetáculo de dança-teatro sobre a história do exército feminino do reino de Daomé estreia no Miniguaíra

“Ahosis: as guardiãs”, da Ventania Produções, estreia neste sábado (2) para curta temporada no Miniauditório do Teatro Guaíra. O espetáculo é uma peça de dança-teatro que faz uma viagem ao antigo Reino de Daomé (atual Benim, que se tornou colônia francesa no final do século 19), com cantos, ritmos, gritos de guerra, rituais de preparação e de festas. A obra também flerta com o afrofuturismo e os saberes afro-brasileiros.

Na encenação, a arte celebrar a força das mulheres. Elas são o ponto de partida para o público compreender a história desse reino, que teve um exército de guerreiras guardiãs lutadoras, as Ahosis.

A história de “Ahosis: as guardiãs”

Em Abomey Bohicon, após a vitória do Rei Houegabja na batalha contra Dan, é anunciado o Reino de Daomé. As caçadoras de elefantes, esposas do rei, realizam um ataque durante uma grande festa, quando o Rei Houegbadja anuncia seus filhos gêmeos: Akaba e Tassi, símbolos de poder pela tradição ancestral em Abomey.

O maior desejo de todos os reis de Daomé era vencer o reino de Oyó e, após um ataque dos povos do Reino Oweme, o Rei Houegabja e a Rainha Adonou falecem. Akaba assume o poder e, prestes a guerrear, morre de varíola. Assim, Tassi Hangbé se torna a primeira mulher a subir ao trono no Reino de Daomé.

Equipe

As coreografias são assinadas por Stephanie Fernandes e são interpretadas por artistas pretos, bailarinos do Brasil, Benim, Congo e Angola.

Serviço

Espetáculo de dança-teatro “Ahosis: as guardiãs”.

De 2 a 17 de dezembro, somente aos sábados, às 20h, e domingos, às 19h, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra, na Rua Amintas de Barros, s/nº). Ingressos antecipados a partir de R$ 10 (meia-entrada), mais taxas à venda no site Ticket Fácil. Na hora, a compra pode ser feita diretamente na bilheteria do teatro. Classificação indicativa livre.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima