5 festas alternativas para escapar do ziriguidum do carnaval em Curitiba

Confira as dicas do Plural para um roteiro de feriado sem samba, mas com muita música, zumbis e nerds

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Para quem não tem vergonha de assumir que não gosta de samba, sobram festas para escapar do ziriguidum do carnaval em Curitiba. A folia até tem trio elétrico, mas atrás dele só vai quem finge que já morreu – no clima da Zombie Walk. A cidade também é o berço do festival Psycho Carnival, que nasceu remediando a falta de opção para quem não ia viajar e ficava sem rumo nos dias do feriado. Ou melhor, ficava sem rock.

Esses eventos foram os abre-alas da programação alternativa do carnaval curitibano e, agora, pipocam opções por aqui para quem não tem samba no pé. Em alguns casos dá para tirar o cosplay do armário no embalo do k-pop, mas também tem música pop, metal, punk, e rock. O Plural selecionou uma lista de eventos para você colocar no roteiro do feriado. Confira a seguir.

1. Psycho Carnival

O festival é o maior evento underground de psychobilly da América Latina e atualmente também traz para o palco bandas de punk rock, outlaw country e surf music. Os destaques do line-up nacional desta edição são os paulistas “Kães Vadius” (precursores do psychobilly no Brasil), e as bandas de punk rock “Os Replicantes” e “No Milk Today”, de Porto Alegre e Curitiba, respectivamente. Os curitibanos “Ovos Presley” e “Sick Sick Sinners” também estão na programação e ainda tem bandas gringas, como “Cowboys From Hell”, “Disturbance”, “Pisscharge” e “Damage Done by Worms”.

Saiba mais na reportagem: Psycho Carnival toma conta de Curitiba com Pisscharge e mais 38 atrações 

O Psycho Carnival tem apoio do Goethe-Institut. A programação vai até segunda-feira (20), no Jokers Pub (R. São Francisco, 164 – Centro). Outras informações e ingressos, aqui.

2. Matinê Kids com pop e rock

Nem só de marchinhas ou hits do tamborim vivem os bailinhos para as crianças. Neste ano, dá para os pequenos pularem fantasiados ao som do pop-rock, sem deixar de lado o confete e a serpentina, na Matinê Kids no Carnaval do Hard Rock Cafe Curitiba. As crianças (e os papais e mamães) vão curtir o som das bandas “Geração Coca Cola”, “4youtrio”, “Czar Rock” e “CarnaRock”.

A Matinê Kids é na segunda-feira, das 11h30 às 20h, no Hard Rock Cafe (Rua Buenos Aires, 50 – Batel). Os pais ou responsáveis devem acompanhar os pequenos e podem aproveitar junto. O couvert artístico é R$ 30. 

3. Carnaval Nerd

O Carnaval Nerd é um bloco bem ‘diferentão’ que vai levar pra avenida os apaixonados pela cultura pop. São bem-vindos heróis e vilões das telas de cinema, personagens de histórias em quadrinhos e cosplayers, é claro. O som vai ficar nas mãos de DJ Starlight e DJ Jackzilla, com setlist que vai de clássicos das aberturas de desenhos animados até k-pop. 

O bloco não tem trio elétrico, mas nem vai fazer falta porque o abre-alas do desfile será o “Boquelove” (o carro tema do enredo do filme curitibano “Coração de Neon”). No final do cortejo tem cama elástica (gratuito), arco e flecha (valor não divulgado), e ainda acontece um concurso de Cosplay (as inscrições podem ser feitas diretamente no local).

A concentração do Carnaval Nerd é sábado (18) às 10h, na Praça Zacarias. Às 13h, o bloco sai em direção à Marechal Deodoro e segue até a Rua Doutor Faivre, onde fica o Shinobis – Cultura e Gastronomia.

4. Extreme Metal Carnival

Em sua primeira edição, o festival acontece no sábado e domingo de carnaval com shows de 13 bandas de metal extremo (subgêneros do heavy metal que vai do death metal ao thrash metal e por aí afora). Além de grupos locais, algumas estrelas do rock pesado brasileiro vão dar as caras no palco para fazer a alegria do carnaval de uma galera sem abadá – mas uniformizada com camiseta preta. Entre elas estão as bandas gaúchas “Krisiun” e “Rebaelliun”, que já eram aguardadas em Curitiba há um certo tempo.

O festival Extreme Metal Carnival é sábado e domingo (18 e 19), no Basement Cultural (Rua Benvindo Valente, 260 – São Francisco). Outras informações e ingressos, aqui.

5. Zombie Walk 

A marcha dos mortos-vivos volta a Curitiba depois de dois anos de pausa forçada pela pandemia da Covid-19 (um toque de ironia da vida real). A expectativa é que o séquito saído dos pesadelos mais pops compareça em peso motivado pelos efeitos colaterais da abstinência e também porque a última edição do evento teve 30 mil participantes. Além do cortejo, as atrações incluem bailarinos dançando “Thriller”, de Michael Jackson e shows das bandas curitibanas “She Is Dead”, “Atrocitus”, “Kiss Experience”, “Tela vazia”, “Galacto” e “Live Transmission”.

A concentração da Zombie Walk de Curitiba é domingo (19) a partir das 10h na Boca Maldita. Entre 12h30 e 13h, a marcha segue pela Rua XV de Novembro até a Praça Santos Andrade, onde acontecem shows. Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “5 festas alternativas para escapar do ziriguidum do carnaval em Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima