Bull Prime lança menu degustação suíno que dá a volta ao mundo

Sequência com 12 pratos é servida só às quartas e sábados no jantar na unidade do Seminário, em Curitiba

A Bull Prime, consagrada casa de carnes em Curitiba, acaba de estrear um menu degustação à base de carne suína que leva o comensal a uma volta ao mundo. Pelo preço de R$ 180 (sem bebidas) é possível provar mini porções de 12 pratos, cada um de um país: do Brasil à Coreia, passando por França e Itália, entre outros.

Seja no conceito e no preparo dos pratos, mas feitas as devidas proporções, a novidade remete imediatamente ao premiado restaurante paulistano A Casa do Porco, eleito no ano passado o 17º melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants, que há anos vem se destacando por apostar em servir carne suína com uma criatividade nunca vista antes.

Steak tartare com chutney de manga e carpaccio dry aged. Foto: Andrea Torrente/Plural.

A experiência da Bull Prime é bastante lúdica. O jogo americano traz um mapa-múndi que mostra a rota da viagem gastronômica: o ponto de partida é o Japão, país que inspira o niguiri de papada suína com crispy de couve tutu de feijão. A viagem termina na França, culinária que serve de inspiração para uma sobremesa chamada de “porco atolado na lama”.

O doce é feito para entreter crianças, mas também adultos. Trata-se de um chocolate na cor rosa em formato de porquinho, com rabinho e tudo, recheado de sorvete defumado de bacon (mas o sabor do bacon é imperceptível) e servido sobre uma cama de mousse de chocolate amargo. Como se fosse um cofrinho, o comensal precisa romper o porquinho com a colher para comer o o sorvete. Serve bem duas pessoas.

Niguiri de papada suína com crispy de couve tutu de feijão, e dadinhos de torresmo com geleia de goiaba e compota de laranja. Foto: Andrea Torrente/Plural.

A viagem passa por Portugal e seu dadinho de torresmo com geleia de goiaba e compota de laranja, finalizado com flor de sal. A Alemanha é representada pelo steak tartare (embora devesse se chamar de hackepeter) com chutney de manga, já a Itália pelo carpaccio dry aged, feito com lombo suíno que passou por um processo de maturação a seco por 35 dias.

Depois da Europa, o menu cruza o Atlântico e desembarca no continente americano. A sequência continua com cemita, sanduíche de pão brioche com porco desfiado e guacamole. Volta ao Extremo Oriente com o ssam Set, prato coreano à base de porco picado e defumado acompanhado de folha de shisô (manjericão japonês), arroz branco e caponata apimentada.

Pork rib, costelinha defumada, favo de mel e mostarda. Foto: Andrea Torrente/Plural.

Antes de mais uma homenagem ao Japão – lámen com massa de peixe, shiitake, porchetta e ovo de codorna -, a degustação continua com a pork ribs, a costelinha defumada e marinada a seco com dry rub (mix de temperos secos), favo de mel e semente de mostarda, típica dos Estados Unidos.

Claro, não podia faltar o toque brasileiro que vem em formato de uma saborosíssima mini pamonha com uma polpuda pancetta perfeitamente pururucada. Antes de a sequência ser servida, o cliente encontra na mesa um saquinho cheio de pipoca de porco, deliciosos torresminhos para comer ajoelhados, mas com moderação para não matar o apetite. No final tem ainda um cafezinho coado na mesa e uma bolacha em formato de porco, óbvio.

Porchetta, mini pamonha, tutu de feijão e cachaça para acompanhar. Foto: Andrea Torrente/Plural.

A pamonha, assim como o tutu mineiro e o dadinho de tapioca são receitas caseiras e eram preparadas pela avó do proprietário da casa, Marcos Canan. Outras são de autoria da chef Chaiane Zancan, que comanda a cozinha.

O menu degustação é servido apenas na unidade da Bull Prime no bairro Seminário, em Curitiba, às quartas-feiras no jantar e aos sábados a partir das 16 horas. Para acompanhar tem cervejas artesanais e caipirinhas de diversos sabores. Não é preciso fazer reserva, mas é recomendado.

Cemita, versão mexicana do pão com pernil, saboroso e com a carne bem molhada. Foto: Andrea Torrente/Plural.

Serviço

Bull Prime. Av. Silva Jardim, 3.813, Seminário – Curitiba. Segunda a sábado, das 9h às 22h30; domingo e feriados, das 9h às 17h. Instagram: @bullprimecarnes

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima