Pular para o conteúdo

Culinária ítalo-brasileira de Santa Felicidade ganha tempero carioca

Casal do Rio de Janeiro que mudou para Santa Felicidade inicia delivery de massas toque carioca

casal de pessoas brancas segurando comida
Dorval Passos e Danyella Andrade criaram o "O carioca é Massa" | Foto: Tami Taketani/Plural.

No bairro Santa Felicidade, em Curitiba, coração da culinária ítalo-brasileira da cidade, a mistura de sabores é a aposta do casal Dorval Passos e Danyella Andrade, que recentemente se mudaram para a capital do Paraná. Eles são proprietários do “O carioca é Massa”, delivery de massas com tempero carioca.

A criação da empresa surgiu como forma de complementar a renda da família e aproveito encontro da dados de compra de alimentação do Estado. Segundo a Pesquisa Quantitativa sobre o Panorama de Consumo e Refeições Fora do Lar & Delivery 2024, realizada pelo Sebrae, 55% das pessoas que pedem comida em aplicativos o fazem uma ou duas vezes por semana. O levantamento levou em consideração 430 moradores do Estado todo.

“Justamente porque tem gente que trabalha fora, chega cansado em casa, ou trabalha em casa e não tem tempo para cozinhar, então o que pensamos foi facilitar a vida destas pessoas com as massas, que podem ser compradas congeladas ou para consumo na hora”, destacou Dorval.

Carioquês

Os pratos têm nomes que remetem ao Rio de Janeiro, local de origem do casal. “Pão de Açúcar”, “Garota de Ipanema”, “Rio Quarenta Graus”, estão no cardápio ao invés dos nomes tradicionais como bolonhesa, sugo ou bechamel. A brincadeira vai ao encontro da premissa d’ O carioca é Massa: a mistura dos sabores e estilos culinários para criar uma identidade própria.

“O Brasil é essa grande mistura. Temos aqui em Santa Felicidade a herança da culinária italiana, mas que também já traz seu próprio tempero paranaense, com folhas e ervas locais e como cariocas, temos também nossa própria maneira de preparo, que traz elementos frescos e um sabor que diferente”, diz Dorval.

Toque o sino para comer a melhor comida síria de Curitiba
Procurando um restaurante sírio em Curitiba? O Al Sababa vai muito além da comida. Conheça a história de Issam Helou e descubra por que esta foi uma das colunas mais difíceis de escrever (até agora).

A massa é industrializada, mas o preparo dos molhos é feito de forma artesanal. Tomates frescos do Ceasa, páprica e manjericão do Mercado Municipal e a precisão matemática na pesagem e na composição das porções, que são montadas por Danyella, fazem com que os pratos remetam às refeições caseiras. “Então é a mistura do tempero da nona, com o tempero da mãe curitibana e o toque carioca”, brinca Dorval.

Ecológico

A geração de resíduos para consumo de comida via delivery é uma preocupação das empresas que trabalham neste modelo. Além das embalagens, vão talheres, guardanapos, sacolas, e outros itens que eventualmente não podem ser reciclados.

Assim, n’O carioca é Massa, as embalagens são biodegradáveis e podem ir ao forno, micro-ondas e freezer. Os talheres são de bambu e podem ser reaproveitados por quem fizer o pedido. A ação visa minimizar os impactos ambientais da atividade.

Os pratos estão disponíveis a partir de R$ 29 (fora taxa de entrega) nos aplicativos de delivery: macarrão e lasanha.

Hora do rango

O cheiro de comida caseira toma conta da cozinha d’O carioca e os pratos preparados numa terça-feira são “O Copacabana” (espaguete bolonhesa) “Lapa” (lasanha de brócolis, bacon e bechamel). As porções são generosas e os pratos saborosos. O preparo demora pouco mais de 15 minutos (a equipe do Plural experimentou no local).

Para o delivery, além dos 15 minutos de preparo, é preciso contabilizar também o tempo de deslocamento para entrega, que varia de acordo com o bairro.

A loja virtual está aberta todos os dias para almoço e para o jantar nos aplicativos.

 

 

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120

Mais em Gastronomia

Ver todos

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros