Pular para o conteúdo

Entregadores que trabalham com app em Curitiba discutem criação de pontos de apoio

Trabalhadores muitas vezes não têm banheiros, tomar água ou se alimentar durante a jornada de trabalho

Entregadores que trabalham com app em Curitiba discutem criação de pontos de apoio
Reunião aconteceu na UFPR | Foto: Tami Taketani/Plural.
Publicado em:

Na última semana entregadores que trabalham com aplicativos se reuniram na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, para falar sobre a criação e a falta de pontos de apoio para alimentação, higiene e hidratação durante a jornada de trabalho. A iniciativa foi coorganizada pela Aliança Nacional dos Entregadores e pela Clínica Direito do Trabalho do curso de Direito.

O evento foi em formato de roda de conversa, na qual os trabalhadores apresentaram suas próprias vivências nas ruas e profissionais da área do direito apontaram o que pode ser feito a respeito. Para Nicolas Souza, da Aliança Nacional, o encontro foi importante para transformar as demandas em propostas de políticas públicas. “Aqui conseguimos transformar tudo aquilo que a gente passa na rua em saber científico né e levar isso para a disputa”, destacou.

PM apresenta procedimento para atendimento a ocorrências em terreiros e outros locais religiosos
Protocolo foi desenvolvido depois de articulação do deputado estadual Goura, após um caso de racismo religioso, no qual 14 viaturas da Polícia Militar interromperam gira de Umbanda

Em Curitiba, por exemplo, a plataforma iFood tem ponto de apoio na Desembargador Motta, 1824. O local foi preparado depois de diversas cobranças da própria Aliança, mas a ideia é que a própria prefeitura crie este espaço para quem trabalha com outras plataformas.

A roda de conversa teve como objetivo sistematizar e mapear qual seria o local ideal para atender a demanda dos trabalhadores. “Essa conversa serviu para mobilizar os entregadores a reivindicar esses pontos de apoio. Já há muitas cidades que têm essa experiência e Curitiba não tem, então estamos aqui para formular essa demanda para que os trabalhadores tenham um mínimo de assistência”, destacou o coordenador da Clínica Direito do Trabalho, dr. Sidney Machado.

Newsletter

O que aconteceu em Curitiba e no Paraná hoje, em cinco minutos

De segunda a sexta, no fim do dia, direto no seu e-mail.

Sem spam. Você pode cancelar quando quiser.

Falta um passo

Enviamos um link para o seu e-mail. Clique nele para confirmar o cadastro.

Não conseguimos concluir agora. Tente de novo em instantes.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todas as reportagens
Assuntos: Curitiba

Mais em Curitiba

Ver todos

Mais de Aline Reis

Ver todos