Pular para o conteúdo

Copa do Mundo: haitianos e brasileiros assistem partida juntos em Curitiba

Evento organizado pela organizado pela Ashbra e pelo mandato do deputado Goura reuniu torcedores no campo do Operário Pilarzinho

Copa do Mundo: haitianos e brasileiros assistem partida juntos em Curitiba
Antes do jogo da Copa, um "amistoso internacional" no Operário Pilarzinho | Foto: divulgação

Nesta sexta-feira (19) o Brasil venceu o Haiti por 3x0 na Copa do Mundo, mas antes disso teve bola rolando no campo do Operário Pilarzinho, em Curitiba. Haitianos e brasileiros participaram de um jogo celebrativo organizado pela Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil (Ashbra) e o mandato do deputado estadual Goura.

Dentro de campo, mulheres e homens das duas nacionalidades jogaram uma partida comemorativa como ‘esquenta’ para o jogo da Copa. O jogo teve o objetivo de confraternizar e fortalecer o laço entre as comunidades. “Para além do futebol temos que pensar que todos somos imigrantes e que é preciso ter políticas que recebam, acolham e permitam que as pessoas tenham vida digna”, disse o deputado Goura.

Já a coordenadora da Ashbra agradeceu a presença de brasileiros no evento e disse que estava com o coração dividido para a partida que aconteceria na sequência. “Eu vou torcer para os dois (risos). Mas para nós é um momento especial, o Brasil é nossa casa também e agradecemos muito poder ter esse momento de ver o Haiti na Copa, depois de mais de 50 anos e também confraternizar”, destacou Laurette Bernardi Louis.

Alerta falso da Defesa Civil assusta paranaenses. Anatel já investiga outros casos semelhantes
A mensagem, acompanhada de um apito, congelou momentaneamente os aparelhos e exibiu o texto “Alerta extremo”

Durante o jogo, representantes de várias organizações entraram em campo, incluindo times amadores de Curitiba, como as Fogueteiras. Uma das atletas do time, a historiadora Fernanda Haag, explicou que além do esporte, o futebol também permite a integração entre os povos. “O futebol é um espaço de sociabilidade, espaço de congraçamento, das torcidas torcerem juntas, o futebol é sobre afeto, torcer é afeto e estabelecer vínculos e esta é a grande magia do futebol”.

Ela lembrou também que o Brasil sedia a Copa do Mundo Feminina no ano que vem. “A modalidade já vem crescendo nos últimos anos e a Copa é uma oportunidade de estruturar com mais atenção e a Copa traz essa oportunidade, as sedes são ótimas e vai ser esse momento de sociabilidade, de mostrar a potência do futebol de mulheres, porque o futebol também é este espaço para abrir portas”.

Emoção

Quando a partida no Operário Pilarzinho acabou, foi servida a Soup Jomou, prato que é patrimônio imaterial do Haiti e símbolo da revolução haitiana. Além de relembrar a culinária do país, haitianos também se emocionaram durante a execução do hino nacional, e ouviram ainda o cônsul do Haiti no Brasil, Jean-Euphèle Milcé, que acompanhou a partida.

Segundo dados do Governo Federal, quase 200 mil haitianos vivem no Brasil, uma das comunidades estrangeiras mais volumosas do país.

O Haiti enfrenta o Marrocos pela última rodada da primeira fase da Copa do Mundo, na quarta-feira (24). No mesmo dia o Brasil encara a Escócia.

 

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120

Mais em Curitiba

Ver todos

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros