Alimentos afrodisíacos para o Dia dos Namorados

Um jantar à luz de velas, uma taça de um bom vinho, um prato preparado a dois para os dois. A celebração do amor sempre está de alguma forma relacionada aos prazeres da boa mesa. E no Dia dos Namorados, a escolha do menu sempre é algo muito especial.

A oferta dos restaurantes da cidade é tentadora, mas preparar o próprio jantar ou preparar o jantar para o amor da sua vida, tem lá os seus encantos e o seu poder de sedução. Mais ainda se no cardápio forem inseridos os alimentos chamados afrodisíacos, por terem substâncias que despertam a libido.
Essas substâncias elevam o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais e aguçam propriamente alguns hormônios sexuais, em particular a testosterona. Por esse motivo, eles são capazes de dar um “tempero especial” na vida sexual.

A lista desses alimentos é extensa e, claro, pode variar de uma região para outra, pois afinal a alimentação também está diretamente relacionada aos recursos naturais de cada lugar. Para quem mora perto do mar, por exemplo, as ostras e os mexilhões campeões dentre os alimentos estimulantes, não podem faltar num jantar para celebrar o amor. Obviamente, as pessoas que moram em regiões litorâneas também estão mais acostumadas a apreciar esses alimentos, o que facilita tudo.

Ostras: despertando a libido. Foto: Rosa Maria Dalla Costa

Segundo a nutricionista Renata Buzzini, em entrevista para a “Eu Atleta, Nutrição”, os efeitos dos alimentos afrodisíacos no corpo são influenciados por um conjunto de fatores físicos, psicológicos e sociais. “Nossa fantasia e imaginação influenciam muito, pois o maior afrodisíaco que existe está em nossa mente. A emoção que colocamos naquilo que planejamos, com certeza, influenciará o clima prazeroso da relação.” Além disso, cada corpo reage de uma maneira diferente a essas substâncias: alguns de maneira imediata, outros nem tanto assim.

De qualquer modo, não custa inserir alguns desses alimentos no cardápio da próxima segunda feira. Além dos frutos do mar em geral, especialmente ostras e mariscos, fazem parte da lista o chocolate (com 50 a 80% de cacau), o abacate, o morango (frutas vermelhas), a banana, os aspargos, o amendoim, a pimenta, o ginseng, o gengibre, a catuaba, a semente de abóbora, o açafrão, a canela e o vinho tinto.

Algumas listas elencam também a maca peruana, que conhecida como viagra dos deuses, melhora a circulação sanguínea na área pélvica. Ou ainda as castanhas, nozes e amêndoas, que além de ajudar na circulação sanguínea, estimulam e causam excitação e são ótimas para a lubrificação. Até o café aparece relacionado, por ser ótimo para dar disposição e atuar no sistema nervoso, dando mais energia para os indivíduos.

Mas os nutricionistas advertem, que como todos os demais alimentos benéficos à saúde, não adianta recorrer aos chamados afrodisíacos na última hora. Eles devem fazer parte da sua alimentação para terem o efeito desejado regularmente.

Além de todos esses alimentos, vale lembrar que a memória gastronômica afetiva também contribui para as sugestões de menu para a noite do Dia dos Namorados. Aquele “japonês” inesquecível do primeiro encontro, o ravióli com molho branco do jantar de noivado, a espumante bebida nos jardins da Torre Eiffel no dia do pedido de casamento… Ah! Cada um há de ter suas lembranças e seus pratos gravados na história do amor de sua vida. A minha, por exemplo, tem muitas lembranças saborosas, em especial, o gosto das pitangas colhidas nas árvores de rua!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima