Três passos para um negócio que não depende do seu tempo e esforço operacional

O empreendedor não pode ser um fazedor de tarefas e sim um gerador de soluções.

Uma das mentalidades mais importantes sobre a atuação do empreendedor é que ele não pode ser um fazedor de tarefas e sim um gerador de soluções. Para alguns até pode parecer a mesma coisa, mas não é. Entenda, seu negócio não é você e para crescer ele não pode depender do fundador para rodar.

Você precisa atuar muitas vezes como se fosse um arquiteto da sua própria empresa, criando métodos, desenvolvendo soluções, desenhando sistemas e preparando estruturas que vão manter ele em pé.

Primeiro você precisa criar soluções (produtos ou serviços) para resolver o problema do público que deseja atender; em outras palavras: “o que vamos fazer?”. Feito isso, agora você precisa criar soluções para que sua empresa entregue esta solução para este público, ou seja, “como vamos fazer?”. Por último, você precisa ajudar as pessoas da sua empresa a entregar da forma certa com as habilidades e formatos certos, isto é, “quem vai entregar a solução?”.

Você desenvolve o negócio e o negócio entrega a solução. Por isso, cuidado para não cair na armadilha do operacional que falei neste artigo aqui.

Por isso, quero te mostrar 3 passos para que você possa construir uma empresa e equipe mais autônoma que não precisem do seu tempo e esforço para operar.

Foto: Unsplash

  1. Motivação

Normalmente para um grupo de pessoas trabalharem juntas, dando seu melhor e “vestindo a camisa” daquele projeto é necessário que você desenvolva uma visão muito clara do porquê a empresa existe.

Aqui não se trata daquela motivação barata de gritar antes de começar a trabalhar, quebrar pedaços de madeira e dizer que tudo vai dar certo. Aqui estou falando de cultura.

Tanto você quanto sua equipe precisam ter claro qual é o propósito da empresa, como expressar os valores do negócio na prática, qual é o código de conduta que faz todos trabalharem da mesma forma.

Sem o engajamento da cultura da sua empresa, as pessoas vão trabalhar apenas por uma troca monetária, vendendo seu tempo por dinheiro. Quando surgir uma proposta financeiramente melhor, provavelmente elas deixaram sua empresa sem remorso.

Esqueça aquele pensamento de “preciso contratar pessoas que têm cabeça de dono”; isso não vai acontecer e você nem deveria querer achar pessoas assim. O que você precisa são de pessoas que respiram e amam o propósito da empresa, que vivenciam a cultura organizacional todos os dias, que são embaixadoras da mensagem que a empresa quer levar para os clientes.

Por onde começar? Responda as perguntas abaixo:

-Por que seu negócio existe?
-Como a vida do seu cliente vai ser melhor depois que usar seu produto ou serviço?
-Qual é o principal problema que sua empresa resolve para seu público?
-Por que escolheu atender este público e vender esta solução?
-Como o mundo se tornou um pouco melhor depois que sua empresa passou a existir?
-O que só sua empresa pode oferecer?
-Como vocês fazem o que fazem? Quais são os valores presentes em cada ação da empresa?

Essas respostas precisam estar claras para sua equipe também.

Foto: Unsplash
  1. Capacitação

Seu negócio para operar com excelência todos os dias precisa de pessoas capacitadas para que isso aconteça. Mas não espere que os membros da sua equipe já devem vir “prontos”, mesmo com o melhor currículo, cada pessoas que faz parte do seu negócio precisa passar por um processo de capacitação.

Lembre-se: você desenvolve o negócio e ele entrega a solução, por isso, não é um diferencial se uma empresa tem um programa de capacitação para equipe, isso deveria ser básico, fundamental e inerente a qualquer negócio.

Porém aqui vem um grande equívoco dos empreendedores: o que é capacitação?

Muitas vezes para meus clientes que iniciam mentoria comigo, eu faço a seguinte pergunta: “você treina sua equipe? Se sim, como é seu treinamento?”. Infelizmente quando tem, na maioria das vezes não passa de uma palestra, cheia de informações e slides monótonos.

Capacitação da equipe precisa ser vista mais parecida com treinar um time esportivo do que de uma sala de aula.

TREINAMENTO = ENSAIO

Você treinaria um time de futebol apenas dando uma palestra com slides para eles? Claro que não, você vai ver eles jogando e aprimorar a performance na prática.

Treine sua equipe constantemente, com conhecimento, mas principalmente na prática. Ensaiando e repetindo os processos para conquistar a excelência.

Recomendo assistir o filme Fome de Poder para ter essa percepção de capacitação na prática.

Foto: Unsplash
  1. Coordenação

A equipe está engajada com a missão e propósito da empresa, sabe como fazer com excelência depois de um programa de capacitação, agora ela precisa estar organizada para executar tudo que precisa ser feito.

Em outras palavras: gestão

Neste pilar você precisa analisar a execução das atividades, os indicadores de resultado e de processos e tomar decisões para manter tudo em ordem.

Neste pilar você vai precisar de 3 ferramentas essenciais: COMUNICAÇÃO, INDICADORES E RECURSOS.

Você precisa desenvolver sua comunicação para manter sua equipe alinhada, tendo liberdade de dar feedbacks, reconhecer acertos e manter a chama do propósito sempre acessa.

Você precisa constantemente olhar os indicadores de resultado (quão perto estão dos objetivos), indicadores de processos (quão bem estão executando as ações), indicadores de performance (quão bem as pessoas estão) e indicadores de transformação/cliente (quão satisfeito nossos clientes estão).

Você precisa fornecer para sua equipe os recursos necessários, ou seja, desenvolver os processos que devem ser seguidos (saber como fazer), escolher as ferramentas que serão usadas (onde serão executadas as tarefas), fornecer os materiais necessários (o que precisa usar para executar a tarefa) e eliminar os obstáculos da sua equipe (o que está impedindo ou dificultando a excelência)

Foto: Unsplash

Esses 3 pilares são suas áreas de atuação dentro do seu negócio. Cuide muito bem deles e você verá quão próximo você vai estar de ter uma empresa autogerenciável e autônoma.

Grande abraço

#boradesbloquear

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima