Viagem à Lua e o novo desafio: a fila de espera… 

Nos próximos 2 anos, mais de 10 países, incluindo o Japão e a Índia, pretendem realizar missões lunares, o que irá complicar as coisas

O primeiro homem a pisar na Lua, graças ao trabalho de dezenas de cientistas da Missão Apollo 11, foi Neil Armstrong, no dia 20 de julho de 1969. Ele morreu no dia 25 de agosto de 2012, aos 82 anos. Avançando no tempo, por conta da edição 444, mês de outubro, da SUPERINTERESSANTE, revista da Editora Abril, temos como assunto de capa A reconquista da Lua. Trata-se, como se sabe, de uma revista de divulgação científica e cultura, publicada mensalmente desde setembro de 1987. Para ler, recomendar a leitura e arquivar um exemplar. 

Mais de 10 países na fila 

Sobre a Lua, o texto é de Salvador Nogueira e Bruno Garattoni, com ilustrações de Davi Augusto e design de Carlos Eduardo Hara. Um tremendo desafio, posto que “nos próximos dois anos, mais de 10 países pretendem realizar ou participar de missões lunares. Desde os EUA, cuja Artemis I finalmente deverá viajar em novembro, até a China, que já enviou 5 sondas e se prepara para mandar a sexta, mas seu objetivo é bem maior do que isso,  disputa com os americanos uma corrida para chegar ao polo sul da Lua – e a Rússia, que retomou seu programa após 46 anos. Índia, Japão e Coreia do Sul também estão indo. A exploração lunar recomeçou num ritmo jamais visto”. 

Plano da NASA: “Se tudo der certo na Artemis I, a agência executará a próxima missão – em que quatro astronautas irão sobrevoar a Lua”. 

Mundo Velho Sem Porteira cantava Sérgio Ricardo, tempos atrás e, hoje, temos desafios e mais desafios até numa viagem para bem longe da Terra. 

Ainda viajando no tempo 

– Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. 

 Albert Einstein 

 – De nada serve ao homem conquistar a Lua se acaba por perder a Terra. 

François Mauriac 

PS: e há quem tenha comentado com seus botões. As viagens à Lua viraram elevador de certos edifícios – tem de entrar na fila e aguardar uma vaga para subir… 

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima