O futebol além da vitória ou do empate

Mesmo no que já foi chamado o país do futebol vale a pena voltar no tempo

Por conta de uma rodada de fim de semana, na qual o seu time voltou a perder (e não por culpa do juiz), há quem tenha recorrido a um livro – para releitura. No caso, de breves trechos sublinhados. E temos:

– “Sicupira – A vida e gols de um craque chamado Barcímio”, Editora Banquinho. O autor, outro craque: Sandro Moser. E vale reproduzir breves trechos:

– Barcímio Sicupira Júnior atuou nos anos 1960 e 1970, e foi parceiro de lendas do esporte mundial. Jogou ao lado de Garrincha, Nílton Santos, Didi, Jairzinho, Gérson, Djalma Santos, Bellini e Rivelino, entre outros. Um livraço em todos os sentidos: 368 páginas. Com fotos sensacionais, além do texto. Foi lançado em 2020.

O craque camisa 8

Falar de Sicupira remete ao futebol de primeira e de um tremendo personagem, até porque, fora de campo, atuou como comunicador de sucesso, professor, amigo, pai e avô, como bem destaca Sandro Moser. Em campo, marcou 158 gols com a camisa do Athletico. E, em 1977, foi ensinar futebol no EUA.

*- perder é como vitória ou empate. Faz parte do jogo…

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

As escolas devem ser antirracistas

As escolas devem ser espaços seguros onde a diversidade de pensamentos, culturas e identidades é valorizada, permitindo que os estudantes desenvolvam um entendimento profundo do mundo ao seu redor

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima