E pouco restou do nosso velho trio de ferro…  

Depois de conferir o noticiário sobre a situação dos times de Curitiba, há quem tenha voltado no tempo - ou aos bons tempos do nosso futebol

Como se sabe, o Paraná Clube está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde de sábado (13 de agosto, agosto, o mês do desgosto), jogando no Estádio Manduzão, a equipe comandada pelo técnico Omar Feitosa foi derrotada por 1 a 0 pelo Pouso Alegre. Em 2018, o time foi rebaixado para a Série B; em 2020 caiu para a Série C; e, em 2021, foi parar na Série D. Não bastasse tudo isso, no primeiro semestre de 2022 veio o inesperado rebaixamento no Campeonato Paranaense, que obrigará o Tricolor da Vila Capanema a jogar a segunda divisão do estadual no próximo ano. 

Bola rolando nas telas 

TNT Sports (anteriormente Esporte Interativo) é um bloco de programação televisivo brasileiro produzido pela WarnerMedia Latin America, destinado a exibição de programas e transmissões esportivas. A programação da TNT Sports atualmente se resume a transmissões dos jogos da UEFA Champions League e de jogos dos times da série A do Campeonato Brasileiro com os quais tem contrato. São eles: Athletico-PR, Palmeiras, Santos, Juventude, Fortaleza, Ceará e Bahia

Uma fase terrível 

Um dos mais tradicionais clubes do sul do país, o Paraná Clube vive literalmente a sua pior fase da história. No sábado (13), o Tricolor acabou perdendo para o Pouso Alegre-MG, por 1 a 0, pela partida de volta das oitavas de final da Série D e está eliminado da competição. 

Sem possibilidades de acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, o time só voltará a atuar oficialmente no início de 2023, pela segunda divisão do Campeonato Paranaense. Como foi rebaixado na atual temporada no torneio estadual, o Paraná Clube não terá outra competição para disputar, ficando sem calendário nacional pela primeira vez em sua história. 

A derrocada do Paraná vem de pouco tempo, uma vez que o clube chegou a disputar a Séria A do Brasileirão há 4 anos, em 2018. No entanto, acabou sendo rebaixado e amargando outros descensos consecutivos. O clube vive grave crise financeira e chegou a ter diversas rescisões contratuais de jogadores na Justiça por atrasos salariais. 

Campeão – décadas atrás 

O Ferroviário nasceu para “congregar a família da então Rede Viação Paraná/Santa Catarina”, mais tarde Rede Ferroviária Federal. Em reunião na residência de Ludovico Brandalize foi eleita a primeira diretoria, sendo escolhido presidente Francisco Alves Guimarães. 

Em 1937, o CAF conquistaria o primeiro título de campeão paranaense. E, no campeonato, aplicou uma tremenda goleada no Savóia, 6 a 0. O Ferroviário formou com o Coritiba e o Atlético (então sem o h) o chamado Trio de Ferro do futebol paranaense. 

O que poucos conhecem hoje, mesmo torcedores da velha guarda, é a letra do hino do Ferroviário. Hino do CAF: 

Ferroviário eu quero, quero, quero ver Você brilhar/Respeitando o adversário/ Tua equipe há de triunfar (BIS)/O Colorado, da Vila Capanema/Quando entra no gramado/Sempre leva esse lema/De lutar pra defender/A sua sina. 

Aplausos para elas 

E o ano de 2022 já tem um lugar especial na história do Athletico. Enquanto o time masculino do Furacão marca presença na CONMEBOL Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão, as Gurias Furacão também mostraram o seu valor. O rubro-negro da Baixada está na primeira divisão do futebol feminino nacional. Isso mesmo: o acesso foi conquistado com muita raça e emoção no sábado passado (dia 13), com uma vitória conquistada nos pênaltis sobre o Botafogo, diante da torcida que lotou o miniestádio do CAT Caju – Centro Administrativo e Técnico Alfredo Gottardi.  

A opinião de cada um 

– O futebol é um negócio difícil!

Rainha Isabel II do Reino Unido 

– Não existe gol feio, feio é não fazer gol. 

Dadá Maravilha 

– Treinar chutes a gol é tão obrigatório quanto escovar os dentes. 

Zico 

– Sempre imaginei coisas absurdas, era muito sonhador. Na Copa de 94, eu vi o Romário arrebentar e pensei: Quero ser igual a esse cara. Depois, o Ronaldo foi eleito o melhor do mundo e eu também queria ser igual a ele. 

Ronaldinho 

– A cada gol que marco, parece que emagreço um quilo. Tomara que continue assim e eu acabe sumindo de tão magrinho. 

Ronaldo 

– Eu aprendi a jogar na rua, no quintal, que é como se aprende a jogar futebol. 

Pelé 

– O melhor psicólogo do centroavante é a rede do adversário. 

Galvão Bueno 

– Se eu sei como o time jogará? Sim, de meia, calção e chuteira. 

Muricy Ramalho 

– Não posso mais jogar futebol porque estou uma bola. 

Diego Maradona 

– Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola. 

Nélson Rodrigues 

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima