Beba leite e ganhe um mimo para seu pet

Descarte caseiro do que já foi classificado de lixo sem nenhuma serventia está perto do fim – e, agora, de uma maneira muito simpática

O convite vem estampado nas caixas de Leite UHT semidesnatado Tirol, com um simpático apelo: 

– Se você separar e destinar essa caixinha para reciclagem, ela pode se tornar casinha de pet. Eu separo. Você separa. Nós reciclamos. Quer saber mais? Acesse o site rotadareciclagem.com.br  

E aí, depois de saborear o leite (devidamente misturado ao café da manhã), há quem tenha procurado mais informações…  

– O site Rota da Reciclagem é mais uma ação da Tetra Pak® a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente. Este espaço mostra de forma didática como qualquer pessoa interessada pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem. Informa ainda onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak®. 

Este é um serviço que está em constante atualização e VOCÊ (isso mesmo, em caixa alta) pode contribuir bastante para isso. Caso conheça alguma iniciativa de coleta seletiva, seja uma cooperativa, comércio ou PEV, que não esteja listada nos informe para que possamos incluí-la. Assim podemos trabalhar juntos para aumentar essa cadeia de reciclagem! 

Estas embalagens são compostas por seis camadas dos seguintes materiais: papel, plástico e alumínio. Para a reciclagem acontecer, é utilizada uma tecnologia chamada hidrapulper, que é uma espécie de liquidificador gigante responsável por separar as camadas da caixinha. Assim, cada um desses materiais pode dar origem a novos produtos, como móveis, telhas, pisos, cadernos e muito mais! 

O Rota da Reciclagem é fruto de uma ação da Tetra Pak à favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente. Em nosso novo site, você encontra iniciativas impactantes e transformadoras implementadas  ao longo dos anos pela empresa! 146.447 pessoas estão seguindo isso. 

E é utilizada uma prensa para compactar as caixinhas longa vida e outros materiais até que se transformem em pequenos fardos que serão encaminhados à indústria para fabricação de produtos reciclados! 

O Recicla Cidade, realizado pela ONG Espaço Urbano com o patrocínio da Tetra Pak, foi destaque no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor! O projeto, que já estava entre os 15 finalistas na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, ficou em segundo lugar na etapa nacional! 

E temos até telhas ecológicas 

O papel-cartão, que é o principal material a compor as caixinhas, pode dar origem a cadernos, caixas, sacolas, entre outros. Já o plástico-alumínio tem a possibilidade de se tornar objetos como canetas, paletes (estrados de madeira, metal ou plástico utilizado para movimentação de cargas), bancos e telhas ecológicas. Além de serem mais sustentáveis, as telhas ecológicas são mais econômicas e eficientes – impermeáveis, absorvem menos calor e possuem isolamento acústico. 

Depois da vaca, a cabra 

Ainda sobre o leite: a evidência direta mais antiga do consumo de leite é do período neolítico, cerca de 6.000 atrás. O primeiro animal domesticado foi a vaca e, em seguida, a cabra, aproximadamente na mesma época; finalmente a ovelha, entre 9000 e 8000 a.C.. 

Tempos atrás, lixo tinha um destino quase que comum, mas, hoje, pode ter um retorno muito bacana – como ganhar um abrigo para seu querido pet – incluindo a Nina, é claro – o alegre cachorrinho dos amigos João e Pryscilla, amigos e leitores do Plural

Por que chamar cachorro de pet? A origem é de uma expressão em inglês, cujo significado é animal de estimação. Ao que tudo indica pet surgiu, por volta do fim do século 14, na Escócia e norte da Inglaterra com o sentido de animal domado

Além dos cachorros 

Quais animais são pet? Isso quer dizer que na lista de animais domésticos entram cavalos, ovelhas, gados, cães, patos, galinhas, gatos, porcos, hamsters, abelhas e outros. Alguns bichos também estão em processo de domesticação, como no caso das cobras e sapos. 

A evidência direta mais antiga do consumo de leite é do período neolítico, cerca de 6.000 atrás. O primeiro animal domesticado foi a vaca, e em seguida a cabra, aproximadamente na mesma época; finalmente a ovelha, entre 9000 e 8000 a.C.. 

PS: pena que não dá para reciclar também o mau-caratismo de alguns políticos quando estão no poder… 

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

As cozinhas do Ipiranga

Guardávamos boas lembranças das visitas ao Museu do Ipiranga, em São Paulo. Lembrava das escadarias centrais, da sala com a pintura do quadro que retrata o Grito da Independência, dos corredores e a exposição de carruagens, além de um ou

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima