Você pretende comprar uma franquia?

Saiba onde vai investir o seu dinheiro e entenda que uma franquia é um negócio e sendo um negócio precisa ser corretamente administrado

Muitos têm o sonho de empreender.

Muitos deixam de ser CLT para se arriscar num negócio próprio e muitos buscam o conforto e a segurança de investir num negócio pronto e por isso vão atrás das franquias.

Existem muitas opções de franquias no mercado, mas qual delas escolher?

Seja lá qual for a sua escolha opte por algo que tenha haver com você.

Por exemplo, se for adquirir um bar, no mínimo goste da vida boemia!

Entenda que ao abrir um bar você terá que trabalhar à noite, de madrugada e que provavelmente terá que funcionar de terça a domingo.

Você terá que ter uma equipe de garçons, cozinheiro, terá que ter bartenders, seguranças… provavelmente terá que pensar em um DJ ou quem sabe em bandas, também vai ter que entender que tipo de comidas e porções terá que ter em seu bar…

Foto: Pexels.

O que eu quero dizer é: busque informações sobre o negócio que você vai adquirir, olhe para o mercado, entenda onde seria o melhor lugar para abrir sua franquia. Procure se informar mais sobre o serviço, visite negócios similares àquele que você vai comprar, observe o funcionamento, entenda os horários de atendimento. No caso de um bar por exemplo, pense na hipótese de fazer um curso de drinks e de aperitivos, isso vai te ajudar a administrar melhor o seu novo negócio.

É muito comum atendermos pessoas que querem investir ou que já investiram em franquias.

Há pouco tempo atendemos um casal de amigos que estava bem interessado em uma franquia do ramo de alimentos. Buscamos então com eles todas as informações possíveis de números da franqueadora e validamos essas informações.

Analisamos as informações do investimento necessário para reforma, equipamentos e mobiliário, mão de obra, marketing, pró-labore, e demais valores, entendemos qual seria o esforço necessário para cumprir e atingir os objetivos e chegamos ao payback (retorno do investimento).

Questionamos o casal se eles queriam mesmo abrir uma franquia ou quem sabe fazer um negócio similar ao que estavam adquirindo.

Nasceu então um plano de negócios e dessa forma nossos amigos e clientes entenderam o que estavam comprando, sabendo o que fazer para que o negócio desse certo.

Como falei acima, também já atendemos clientes que já haviam adquirido franquia.

Esses franqueados, no entanto, estavam perdidos, não sabiam quanto estavam ganhando, quanto precisariam vender. Não entendiam por que seus números não fechavam. Estavam trabalhando no escuro.

Um deles já havia até hipotecado sua residência para pagar pelo alto investimento.

O que eu quero lhe dizer é: saiba onde vai investir o seu dinheiro e entenda que uma franquia é um negócio e sendo um negócio precisa ser corretamente administrado!

Foto: Pexels.

Ao adquirir uma franquia você estará adquirindo uma empresa.

Resumindo:

  1. Se você está pensando em comprar uma franquia faça um plano de negócios, levante todas as informações necessária para esse investimento, valide as informações que recebeu do franqueador;
  2. Invista seu dinheiro em algo que você goste;
  3. Uma franquia é um negócio, você vai precisar trabalhar para ter o retorno financeiro que espera;
  4. A vida de empresário é de muito trabalho e na franquia não será diferente;
  5. Cerque-se de informações, analise o mercado, entenda o que você está adquirindo ou o que você já adquiriu;
  6. Tenha controle de todos os gastos e todos os valores investidos;
  7. Tenha um plano de ação;
  8. Contrate pessoas aptas a te ajudar;
  9. Administre seu negócio.

Divirta-se.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima