Qual o momento certo para começar a empreender?

Se sua vontade é empreender, seja para se tornar chefe, seja para ganhar mais dinheiro, seja para sua realização pessoal ou mesmo como forma de voltar ao mercado de trabalho o primeiro ponto é descobrir o que fazer

Existe momento certo para começar a empreender? Existe uma idade certa?

Histórias clássicas e conhecidas de empreendedorismo nos mostram empresários que começaram a empreender com 19 anos, como é o caso do Bil Gates, que fundou a Microsoft, e na mesma idade temos Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Em contrapartida temos Roberto Marinho, que fundou a TV Globo com 60 anos de idade, e John Pemberton, fundador da Coca-Cola aos 55 anos.

Ou seja, você pode estar saindo da faculdade ou você pode estar com uma carreira consolidada, se a vontade existe tenha certeza e não tenha medo de fazer acontecer.

Com os planos de aposentadoria cada vez mais longe e com o mercado ainda restrito para empregados com mais de 40 anos, muitos vão em busca do empreendedorismo.

Empreender para muitos significa que quanto mais você fizer mais poderá ganhar dinheiro e esse é muitas vezes o motivo que empolga o futuro empreendedor.

E como começar?

Se sua vontade é empreender, seja para se tornar chefe, seja para ganhar mais dinheiro, seja para sua realização pessoal ou mesmo como forma de voltar ao mercado de trabalho o primeiro ponto é descobrir o que fazer.

Muitas são as opções para se abrir um negócio. O importante é buscar fazer algo que gosta e que vai trazer algum benefício para os outros, dessa forma será mais fácil de vender seu produto/serviço e de ganhar dinheiro.

Algumas perguntas podem te ajudar:

  • No que você é bom? O que você sabe fazer? O que você gosta de fazer?
  • Isso é bom para a comunidade? Tem cliente para isso?
  • O que você precisa aprender ou estudar para fazer melhor?
  • O mercado tem oportunidades para esse seu negócio?
  • Existe concorrência?

Essas são algumas perguntas básicas a se fazer.

Encontrando um negócio, estudando o mercado, entendendo o que precisa para começar é hora de colocar a mão na massa.

Um plano de negócios é sempre bem-vindo. Converse com um profissional da área de administração que pode lhe ajudar com algumas ferramentas de gestão, que vão organizar seus pensamentos e ordenar seus custos e investimentos, e em seguida poderá lhe dizer o tempo de retorno desse investimento conforme o planejamento do seu negócio.

O plano de negócios irá visar além do quanto investir e o retorno, o público-alvo, a concorrência, onde abrir, o modelo de negócio, onde divulgar.

A decisão de empreender nada tem a ver com sua idade! Ela depende única e exclusivamente da sua vontade.

É muito importante saber o que se quer e ter um plano de ação, dessa forma seu negócio começa de uma forma mais assertiva. Outro ponto importante é ter um processo estabelecido e o controle financeiro de tudo que está sendo investido.

Essas dicas valem até mesmo se você está pensando em adquirir uma franquia!

Como assim? Mas uma franquia não é um negócio pronto?

Sim, é um negócio pronto, mas também é preciso entender se a franquia é um bom negócio, qual o custo da operação, receita e simular para entender se terá retorno, afinal é um investimento.

E se você não gosta do que está comprando ao invés de ser um empreendimento será um sofrimento.

Qualquer que seja sua decisão no que empreender invista em treinamentos, busque conhecimento, converse com profissionais da área e comece a empreender sem medo de ser feliz. Apenas comece.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima