Você vai se mudar? Você vai contratar, você vai demitir? Por que?
Quantas vezes ao ir ao mercado o preço, a validade ou a quantidade de produto não interferiu na sua decisão? Muitas vezes essas medidas pesam mais na decisão do que somente a marca!
Somos cercados por informações.
Ter dados e informações claras podem guiar nossa vida e facilitar a tomada de decisões.
“Sem dados você é uma pessoa qualquer com uma opinião” essa frase é do mais importante guru da qualidade, William E. Deming.
Achismos podem ser muito perigosos na nossa vida e nos nossos negócios.
Na verdade, opiniões são bem vindas quando usadas como ponto de partida. O que eu quero dizer é que devemos tomar nossa decisão com base em dados e informações que fundamentem a opinião recebida.
Muitas vezes as opiniões nascem de comparações, mas nem sempre a grama do vizinho é igual a sua!
Quando for pensar na sua empresa use de indicadores de desempenho, que nada mais são do que instrumentos que mostram o progresso de determinadas áreas e são esses indicadores que vão mostrar o melhor caminho e facilitar a sua tomada de decisão!
Muitos são os indicadores de desempenho utilizados no mercado. Dentre eles: lucratividade, produtividade, qualidade, eficácia, capacidade, ticket médio, turnover e estratégicos.
- Lucratividade mede a capacidade operacional do seu negócio em gerar lucro a partir da receita;
- Produtividade avalia o quanto pode-se produzir mais com menos, ou seja, esse indicador permite entender quanto a empresa consegue produzir, com uma quantidade de colaboradores ou maquinários, em um determinado período de tempo, sem perder a qualidade;
- Qualidade, esse indicador mede a capacidade das equipes e dos processos de saída, ou seja, como você está atendendo seu cliente, como você entrega, o que você entrega, quando você entrega e o que você entrega;
- Eficácia, mede a satisfação do seu cliente e por meio dele podemos medir se seu cliente indicaria sua empresa para seus amigos ou se ele voltaria a comprar;
- Capacidade, esse indicador mede a capacidade de entrega da sua empresa. Não adianta vender, se você não consegue entregar o que foi vendido!
- Ticket médio, muito utilizado pelo comercial pois indica quais os clientes que mais compram e os mais fiéis;
- Turnover, calcula o tempo médio que cada funcionário permanece na empresa. Índice muito utilizado para medir o clima organizacional;
- Indicadores estratégicos medem o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados. Ao conhecer esses indicadores é possível tomar providencias para atingir esses objetivos.
Perceba que esses indicadores caminham juntos, independente do ramo de atividade da empresa, por exemplo se sua empresa é do ramo de alimentação, você tem que ter uma equipe enxuta, com profissionais competentes que mantenham a qualidade do serviço e do atendimento, sem atropelos, conhecendo e respeitando os objetivos da empresa e gerando lucro, sem desperdícios e ainda fidelizando seus clientes.
Percebeu como existe milhares de indicadores de desempenho?
Entenda quais indicadores vão ajudar na gestão do seu negócio, esses indicadores devem estar ligados à estratégia que você planejou para sua empresa.
Conheça seu negócio, saiba onde quer chegar, trace objetivos e não deixe de medir seus resultados.
Escolhas difíceis não podem tomar seu tempo e sua energia, tenha sempre uma base consistente de dados, tenha controles e relatórios, inclusive compare seus dados atuais com dados históricos isso vai lhe ajudar nessa missão.
Sobre o/a autor/a
Karla Küster
Administradora de empresas formada pela FAE Business School, com pós-graduação em Marketing, Gestão de Pessoas e em Finanças. Atuou em instituições financeiras e em empresas nacionais e multinacionais. Desde 2015 é consultora empresarial em sua empresa Credita CGE – Consultoria e Gestão Empresarial.