23 maio 2022 - 9h42

Como você toma suas decisões?

Ter dados e informações claras podem guiar nossa vida e facilitar a tomada de decisões

Você vai se mudar? Você vai contratar, você vai demitir? Por que?

Quantas vezes ao ir ao mercado o preço, a validade ou a quantidade de produto não interferiu na sua decisão? Muitas vezes essas medidas pesam mais na decisão do que somente a marca!

Somos cercados por informações.

Ter dados e informações claras podem guiar nossa vida e facilitar a tomada de decisões.

“Sem dados você é uma pessoa qualquer com uma opinião” essa frase é do mais importante guru da qualidade, William E. Deming.

Achismos podem ser muito perigosos na nossa vida e nos nossos negócios.

Na verdade, opiniões são bem vindas quando usadas como ponto de partida. O que eu quero dizer é que devemos tomar nossa decisão com base em dados e informações que fundamentem a opinião recebida.

Muitas vezes as opiniões nascem de comparações, mas nem sempre a grama do vizinho é igual a sua!

Quando for pensar na sua empresa use de indicadores de desempenho, que nada mais são do que instrumentos que mostram o progresso de determinadas áreas e são esses indicadores que vão mostrar o melhor caminho e facilitar a sua tomada de decisão!

Foto: Pexels.

Muitos são os indicadores de desempenho utilizados no mercado. Dentre eles: lucratividade, produtividade, qualidade, eficácia, capacidade, ticket médio, turnover e estratégicos.

  1. Lucratividade mede a capacidade operacional do seu negócio em gerar lucro a partir da receita;
  2. Produtividade avalia o quanto pode-se produzir mais com menos, ou seja, esse indicador permite entender quanto a empresa consegue produzir, com uma quantidade de colaboradores ou maquinários, em um determinado período de tempo, sem perder a qualidade;
  3. Qualidade, esse indicador mede a capacidade das equipes e dos processos de saída, ou seja, como você está atendendo seu cliente, como você entrega, o que você entrega, quando você entrega e o que você entrega;
  4. Eficácia, mede a satisfação do seu cliente e por meio dele podemos medir se seu cliente indicaria sua empresa para seus amigos ou se ele voltaria a comprar;
  5. Capacidade, esse indicador mede a capacidade de entrega da sua empresa. Não adianta vender, se você não consegue entregar o que foi vendido!
  6. Ticket médio, muito utilizado pelo comercial pois indica quais os clientes que mais compram e os mais fiéis;
  7. Turnover, calcula o tempo médio que cada funcionário permanece na empresa. Índice muito utilizado para medir o clima organizacional;
  8. Indicadores estratégicos medem o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados. Ao conhecer esses indicadores é possível tomar providencias para atingir esses objetivos.

Perceba que esses indicadores caminham juntos, independente do ramo de atividade da empresa, por exemplo se sua empresa é do ramo de alimentação, você tem que ter uma equipe enxuta, com profissionais competentes que mantenham a qualidade do serviço e do atendimento, sem atropelos, conhecendo e respeitando os objetivos da empresa e gerando lucro, sem desperdícios e ainda fidelizando seus clientes.

Percebeu como existe milhares de indicadores de desempenho?

Entenda quais indicadores vão ajudar na gestão do seu negócio, esses indicadores devem estar ligados à estratégia que você planejou para sua empresa.

Conheça seu negócio, saiba onde quer chegar, trace objetivos e não deixe de medir seus resultados.

Escolhas difíceis não podem tomar seu tempo e sua energia, tenha sempre uma base consistente de dados, tenha controles e relatórios, inclusive compare seus dados atuais com dados históricos isso vai lhe ajudar nessa missão.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

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