Câmara marca novas sessões para cassar mandato de Renato Freitas

Votações para decidir sobre cassação vão ocorrer em 4 e 5 de agosto

A Câmara de Curitiba marcou para os dias 4 e 5 de agosto as novas sessões para votar o processo de perda de mandato do vereador Renato Freitas (PT). O petista chegou a ser cassado, mas a Justiça anulou as duas sessões realizadas devido a erros formais no processo. A previsão é que o placar seja parecido com o anterior, e que Renato volte a perder o mandato.

Vereador de primeiro mandato, Renato Freitas é acusado de quebra do decoro parlamentar por ter entrado na Igreja do Rosário durante uma manifestação antirracista em 5 de fevereiro deste ano. Junto com outros integrantes do movimento negro, ele protestava contra o assassinato de um congolês e de um brasileiro, ambos negros, no início do ano.

No total, Freitas foi alvo de cinco representações. No Conselho de Ética, a decisão foi pela sugestão de perda de mandato, por cinco votos a dois. No plenário, Renato perdeu por 25 votos contra apenas sete. Sua suplente, Ana Júlia Ribeiro (PT), chegou a tomar posse, mas um dia depois a Justiça devolveu o cargo a Renato Freitas.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima