Um dos programas de maior audiência da Rede Massa, de Curitiba, usou a tragédia da creche em Blumenau para fazer merchandising de uma empresa funerária. O apresentador Lucas Rocha interrompeu a transmissão do noticiário sobre as quatro crianças mortas num ataque no estado vizinho para fazer a venda dos planos funerários.
O caso ocorreu na Tribuna da Massa, programa jornalístico que frequentemente apela para o policialesco e que tem vários contratos de merchandising. Na hora da cobertura de Blumenau, quem entrou ao vivo foi o vendedor da Luto Canaã. A Rede Massa, afiliada paranaense do SBT, pertence ao apresentador Ratinho.
Lucas Rocha ainda fez uma “introdução” à venda dizendo que “tem momentos que são muito difíceis. Em seguida, o vendedor engatou dizendo que o espectador devia pensar no caso das famílias que levaram suas crianças para a creche sem saber que elas seriam assassinadas. “A morte chega quando você menos espera”, afirmou.
O caso ganhou repercussão nacional quando Antônio Tebet, um dos fundadores do Programa Porta dos Fundos, divulgou o vídeo nas redes sociais. Os comentários criticaram a venda como mórbida, apontando a falta de tato do programa.