Fernanda Dallagnol começa curso de formação política no RenovaBR e pode ser candidata

Cassado, Deltan pretende lançar esposa a prefeita de Curitiba pelo Partido Novo no ano que vem

Esposa do ex-procurador da República e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos), a administradora de empresas Fernanda Dallagnol se inscreveu no curso de formação de lideranças políticas do RenovaBR. Sem experiência prévia na política partidária, especula-se que Fernanda possa ser candidata à Prefeitura de Curitiba pelo Partido Novo no ano que vem, ou candidata à vaga do marido no Congresso em 2026.

Deltan, depois de deixar a coordenação da Força-Tarefa da Lava Jato, entrou para o Podemos e se tornou o deputado federal mais votado do Paraná em 2022, com 345 mil votos. No entanto, já no início do mandato foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que viu na saída antecipada de Deltan da Procuradoria da República uma forma de burlar a Lei da Ficha Limpa. A tese acatada pelos ministros foi de que ele saiu antes que as reclamações formalizadas contra ele dessem início a procedimentos administrativos, o que o tornaria inelegível.

Com isso, imagina-se que Fernanda possa assumir o “espólio” eleitoral de Deltan, que está inelegível até 2029, de acordo com a maioria das interpretações. Sabia-se que o ex-procurador pretendia ser candidato a prefeito, mas agora fica claro que ele pode lançar a esposa em seu lugar. No entanto, há dúvidas se ela de fato herdaria os votos dos lavajatistas, uma vez que Sergio Moro (União) parece ter a intenção de apoiar a candidatura de Ney Leprevost (União).

O RenovaBR, que se apresenta como uma escola de formação política apartidária, surgiu em 2017 e desde lá elegeu diversos parlamentares pelo país. Entre os nomes mais famosos estão as deputadas Tabata Amaral e Joênia Wapichana.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima