Ex-prefeita da Lapa vai cuidar da agricultura familiar no governo Lula

Leila Aubrift Klenk foi nomeada para escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrícola do governo Lula

O escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultuira Familiar no Paraná vai ser chefiado pela ex-prefeita da Lapa, Leila Aubrift Klenk. A petista, que há mais de 30 anos trabalha como extensionista no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (antiga Emater), conhece como poucos na necessidades de agricultores familiares, assentados e povos tradicionais.

Leila é graduada e mestre em Agronomia pela UFPR e está acostumada a desbravar territórios normalmente masculinos: foi a primeira mulher eleita para a Prefeitura da Lapa e agora é primeira mulher a assumir a chefia do MDA no Paraná.

Parte de um “matriarcado” iniciado por Dona Rachel, que tem raízes na Lapa e em Contenda, Leila tem uma irmã gêmea, Leda, e duas irmãs conhecidas em Curitiba, as grandes jornalistas Lorena e Lenise Klenk. A importância de sua atuação na Emater pode ser medida pelos comentários que surgiram após a nomeação de Leila para o Ministério – vários agricultores aflitos e torcendo para que outros extensionistas consigam manter o trabalho que vem sendo realizado por ela.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima