Deputados estaduais não eleitos esperam para saber se terão cargos comissionados

Deputados estaduais que não foram reeleitos esperam a posse da nova legislatura para negocias possíveis cargos em comissão, tanto na Assembleia Legislativa quanto no governo Ratinho Jr. (PSD). O Plural apurou que as negociações para cargos estão em suspenso e só serão concluídas depois da eleição da nova Mesa Diretora.

Leia mais: Quem mandará na Assembleia em 2023?

A Assembleia Legislativa tem a tradição de ser generosa com os ex-deputados que não conseguem votos suficientes para renovar o mandato. Com centenas de cargos de alto salário, o presidente da Assembleia tem o poder de agradar políticos que, nas próximas eleições, podem ser bastante úteis para seu projeto pessoal.

Na eleição de 2022, o índice de reeleição foi mais baixo que o de costume, com 44% de renovação. Isso significa que mais de 20 ex-deputados poderiam ser beneficiados por um cargo em comissão. Entre eles, há políticos experientes que poderiam ser “ativos” importantes, como Plauto Guimarães, Nereu Moura e Élio Rusch.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima