Deputado do Paraná tem fazenda dentro de área indígena, afirma dossiê

Fazenda de Sperafico fica dentro de terra dos guarani-kaiowá, segundo investigação de site "De Olho nos Ruralistas"

O deputado federal Dilceu Sperafico (PP) é dono de uma fazenda dentro de uma área indígena, segundo informações publicadas nesta quarta (14) pela Agência Brasil. A fazenda Maracay, no município de Amambai, fica dentro de uma área pertencente aos Guarani-Kaiowá, de acordo com o relatório “Os Invasores”, produzido pelo site “De Olho nos Ruralistas” e lançado nesta quarta.

A segunda parte do relatório é dedicada exclusivamente ao estudo de políticos e de suas famílias que têm áreas de terra em sobreposição a áreas indígenas. O dossiê encontrou 42 casos em que políticos ou parentes de primeiro grau teriam propriedades nessa situação, totalizando 96 mil hectares em diversas regiões do país. A sobreposição é ilegal.

Sperafico, membro da bancada ruralista, votou a favor do Marco Temporal e, em um vídeo nas suas redes sociais, comemorou a aprovação do projeto na Câmara. No vídeo, ele justificou o voto, dizendo que proprietários rurais têm tido suas fazendas ameaçadas por processos de demarcação “indevida” de terras indígenas, em Mato Grosso do Sul e no Paraná.

A área de Sperafico dentro da terra indígena teria mais de 4 mil hectares. O deputado é um dos congressistas mais ricos do Brasil, com patrimônio declarado à Justiça Eleitoral em 2022 na casa dos R$ 46 milhões (acesse a relação de patrimônios do deputado aqui.)

A Agência Brasil informa que tentou contato com Sperafico para que o deputado comentasse o caso, sem sucesso.

Com informações da Agência Brasil.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima