Cidade de 15 mil habitantes no Paraná recebeu R$ 22 milhões em “emendas pix”

Município que é governado por filho de deputado Rossoni aparece no top dez das emendas de todo o país

A pequena Bituruna, de 15 mil habitantes, no Sul do Paraná, aparece em um levantamento das maiores emendas “pix” feitas em todo o país por congressistas. As emendas ganharam esse apelido por serem uma transferência de recursos que não está atrelada a um programa ou obra, dando liberdade para que o gestor decida o que fará com o dinheiro.

Bituruna é conhecido reduto político de Valdir Rossoni (PSDB), que fez os repasses quando ainda era deputado federal, no mandato anterior. O prefeito do município, que foi o destino de R$ 22 milhões em transferências do gênero, é Rodrigo Rossoni, filho do ex-parlamentar. Com o valor, Bituruna apareece no top 10 de emendas pix do país.

O levantamento foi publicado no jornal O Globo para mostrar que a maior parte das cidades e dos estados beneficiados pelas emendas pix nem mesmo cumpriu o mínimo definido para dar transparência ao processo, que é justificar o uso do dinheiro, dizendo onde ele foi aplicado.

De acordo com a reportagem, 94% dos valores das emendas continuam sem essa justificativa, exigida pelo Tribunal de Contas da União desde março.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima