Conheça 6 oportunidades de trabalho na pandemia

Entenda algumas oportunidades que a pandemia revelou

A frase “como ganhar dinheiro na internet” poucas vezes foi tão difundida quanto agora. Um dos motivos para isso é justamente a pandemia de Covid-19, que vem alterando a rotina das empresas e pessoas, reforçando com isso a importância da internet e a digitalização de negócios.

Diante do aumento do desemprego ocasionado pela pandemia e do avanço das ferramentas digitais no nosso dia a dia e no mercado de trabalho, muitas oportunidades de trabalho estão relacionadas com a internet.

Áreas que vão do e-commerce até a produção de conteúdo em geral são viabilizadas por diferentes tipos de tecnologias e pela digitalização das empresas. 

Sendo assim, nesse artigo você vai ficar a par de algumas dessas oportunidades e entender sobre algumas oportunidades que a pandemia revelou. 

As oportunidades no mercado de trabalho durante a pandemia

A presença das ferramentas digitais não é novidade na gestão de um negócio e na vida cotidiana do público. 

Uma das provas disso são os smartphones e demais dispositivos móveis, que permitem a realização de várias tarefas no dia a dia, desde consumir conteúdo até mesmo efetuar compras em lojas virtuais. 

Em determinados setores empresariais, por exemplo, o Home Office já era uma alternativa vantajosa antes mesmo do avanço da Covid-19. Ferramentas como o Zoom Meetings, o Asana e o Google Drive se tornaram as grandes aliadas de equipes inteiras de trabalho.

Com o aumento do desemprego ocasionado pela pandemia, é a tecnologia que vem abrindo caminho para quem necessita ingressar novamente no mercado de trabalho ou, até mesmo, para quem é iniciante e ainda está atrás do primeiro emprego.

Entretanto, é possível afirmar que existem chances diferenciadas nos mais variados setores. Inclusive, muitas delas envolvem a criação de um projeto online, mostrando que para quem quer saber como ganhar dinheiro na internet, as chances estão aí. Confira as oportunidades!

1 – Criação de conteúdo em um blog

Com a necessidade de distanciamento social recuando aos poucos, ainda existem pessoas que passam a maior parte do tempo em casa.

Para esse público que permanece cada vez mais tendo que lidar com tarefas do dia a dia, é possível encontrar a oportunidade perfeita para vender conteúdo dos mais variados.

Sendo assim, por meio de um blog você pode oferecerr dicas de jardinagem, de culinária, consertos eletrônicos ou outra tarefa que você tenha um bom conhecimento. 

Com esse blog você tem a chance de elaborar vários infoprodutos (materiais digitais), tais como e-books e audiobooks. Pode criar conteúdos exclusivos para assinantes, enfim, pesquisar diferentes maneiras de monetizar o seu blog.

Uma das grandes vantagens é exatamente a facilidade de criação e gerenciamento das postagens, tornando a produção de conteúdo bastante acessível, sem a necessidade de conhecimentos mais aprofundados em linguagem de programação.

I

2 – Canal de vídeo

E já que estamos falando sobre criação de conteúdo na internet, uma outra alternativa é investir em um canal de vídeo. O Youtube e o Vimeo, por exemplo, são dois exemplos de plataformas que viabilizam essa iniciativa.

Assim como em um blog, em um canal de vídeo você também tem a oportunidade de abordar os mais variados temas. Os vídeos são ideais para transmitir conhecimentos práticos, que vão desde tocar um instrumento musical a consertar um aparelho eletrônico.

Lembre-se que além de estudar estratégias e possibilidade de monetização do seu canal, é importante investir na qualidade da produção. Sendo assim, vale utilizar um equipamento de qualidade, capaz de uma boa captação de imagem e áudio.

A boa produção confere mais credibilidade e profissionalismo para o seu trabalho, aumentando a audiência e gerando com isso mais engajamento com o público.

3 Analista de Big Data

A atual era digital pode ser considerada também a era do Big Data, em outras palavras, do Grande Volume de Dados. 

Dados, nesse caso, são as informações, conteúdos que diariamente e a todo instante circulam pela internet em blogs, redes sociais e vídeos. Essas informações são valiosas para as empresas, pois permitem a elaboração de estratégias de Marketing e a entender melhor o perfil dos clientes.

Nesse contexto, diante da importância dos grandes volumes de dados é  que entra a figura do profissional que atua como Analista de Big Data. 

Esse profissional examina, coleta e analisa as informações obtidas, as organizando e as transformando em recursos que podem ser úteis para as empresas utilizando as ferramentas digitais adequadas para esse trabalho. 

Para atuar nessa área, o profissional deve ter conhecimentos em matemática, estatística e linguagens de programação. Hoje em dia essa profissão é bastante requisitada no mercado.

4 – Redator freelancer

Seja na área da publicidade ou do jornalismo, o redator é uma peça fundamental, especialmente diante da importância que a produção de conteúdo adquiriu nos dias de hoje.

Sendo assim, diante das possibilidades do Home Office, o redator pode atuar como freelancer. É lógico que para isso é importante contar com um bom site ou um blog, apresentando o seu portfólio online. Assim se torna mais fácil divulgar o seu trabalho com muito mais credibilidade.

Além do mais, vale também utilizar as redes sociais para mostrar a sua cara no mercado. O LinkedIn é a mais ideal para isso.

Entretanto, é preciso ter outras qualificações como habilidades de escrita, compreensão dos principais conceitos de Marketing e outras áreas como SEO e Webwriting.

5 – Investir em uma loja virtual

Diante da necessidade do distanciamento social, o comércio eletrônico apresentou um crescimento significativo durante a pandemia. Por isso, a criação e o gerenciamento de uma loja online surgem como uma boa oportunidade.

Uma das vantagens da loja virtual é não precisar arcar com gastos exorbitantes de aluguel e outros custos com burocracias comuns que existem no “mundo offline”. 

Vale destacar também o amplo alcance desse empreendimento. Além disso, você pode vender produtos dos mais variados segmentos. 

Sobretudo, é óbvio que o negócio vai exigir alguns conhecimentos específicos, como a obtenção de uma boa plataforma (Magento e Shopify são dois exemplos), bem como um bom serviço de hospedagem de site.

Da mesma forma, é fundamental ter bem planejado ainda um serviço de logística, independente do produto vendido ser desenvolvido por você ou por outras pessoas.

6 – Consultoria de Marketing Digital

Com consumidores cada vez mais utilizando ferramentas digitais para pesquisar e comprar produtos e serviços, as empresas cada vez mais necessitam utilizar o Marketing Digital.

Produção de conteúdo, captação de leads, análise da jornada de compra, engajamento, Experiência do Usuário, tudo isso faz parte do repertório que um bom Marketing Digital precisa.

Sendo assim, profissionais que atuam com consultoria de Marketing Digital podem abrir várias portas no mercado. 

Ademais, para atuar nessa área é exigido formação na área e experiência considerável para poder oferecer bons serviços aos clientes. 

A pandemia é um desafio que pode (e deverá) ser superado

Dizem que os momentos de crise são, na verdade, oportunidades paras as pessoas saírem da zona de conforto e estagnação.

Nesse caso, saber como ganhar dinheiro na internet é uma forma de superar as dificuldades encontrando novas maneiras para entrar no mercado de trabalho.

Como você pôde ver, existem alternativas e essas são apenas algumas delas e um mar de possibilidades. 

Por tudo isso, graças a um bom planejamento, o foco e o preparo ideal, é possível encontrar oportunidades de trabalho na pandemia.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima