Muito mais do que um livro

Francisco Camargo fala de documentação reunida sobre os presos políticos

A música Que País é esse?, lançada em 1987 no álbum Que país é este, da banda Legião Urbana, nunca esteve tão atual. A canção, escrita por Renato Russo em 1978, durante a ditadura civil-militar, fala sobre as contradições sociais do Brasil. É o que ainda se constata no momento presente. Basta ver o livro Arquivo Público do Paraná: Espaço Nobre da Cidadania.

Com texto do jornalista Maurício Cavalcanti de Lima e de Adolpho Mariano da Costa, reúne fotos de Joel Schmidt e José Joel Cerizza, mais ilustrações de Cláudio Seto. 122 páginas. Uma edição do Arquivo Público do Paraná – Curitiba – 1991. Foi no primeiro mandato de Roberto Requião como governador.

Aos presos políticos

Na capa, uma colagem de cartões de Natal remetidos aos presos políticos paranaenses Manoel Urquiza, Osires Boscardim Pinto e Flávio Ribeiro, apreendidos pela DOPS/PR – Delegacia de Ordem Política e Social.

Trecho da apresentação:

– 11.07.1991 – Nesta data, parte do passado negro de nossa história começou a ser resgatado, tendo o Paraná assumido o papel de paladino das liberdades públicas. Numa atitude corajosa a ser seguida por outros Estados, o governador Roberto Requião assinou o decreto nº 577, transferindo para o Departamento Estadual de Arquivo Público os arquivos da extinta Delegacia de Ordem Política e Social, Dops, com um acervo de 62.500 fichas.

Um documento incrível. Que talvez possa ser encontrado em algum sebo ou estante virtual.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Há saída para a violência?

Há que se ter coragem para assumir, em espaços conservadores como o Poder Judiciário, posturas contramajoritárias como as que propõe a Justiça Restaurativa

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima