“A verdade vos libertará” narra última década conturbada do Brasil

Numa experiência única, livro da fotógrafa Gabriela Biló reúne imagens, notícias e memes, organizados pelo artista visual Pedro Inoue

“A verdade vos libertará” é um livro com fotografias icônicas do conturbado cenário nacional da política da última década, feitas pela fotojornalista Gabriela Biló. Organizadas de forma cronológica, as imagens acompanham uma série de notícias, memes e áudios curados pelos apresentadores do podcast “Medo e delírio em Brasília”, tudo isso reinterpretado pelo artista visual Pedro Inoue.

A partir dos protestos de julho de 2013, passando pelo impeachment de Dilma Rousseff até chegar aos descalabros do governo bolsonarista nos últimos 4 anos, “A verdade vos libertará” propõe um olhar e uma experiência únicos que exploram esse período que ficará marcado na história do Brasil.

Ciclo que se fecha

Cobrindo os últimos 10 anos, o livro está à espera das eleições para a inclusão da foto final do dia 1º de janeiro de 2023 quando, de um jeito ou de outro, esse ciclo político vai se fechar.

Portanto, a pré-venda já está aberta, mas a impressão e o envio do exemplar começam somente em 2023, após a última foto ser feita e adicionada à edição. Os leitores que comprarem antecipadamente receberão também um print exclusivo e autografado pela Biló.

O livro contará ainda com textos e depoimentos de pessoas proeminentes no Brasil durante a última década. Átila Iamarino, João Wainer, Juliana Dal Piva, Padre Júlio Lancelotti, Miriam Leitão, Patrícia Campos Mello e Rubens Valente são algumas dessas pessoas.

(Foto: Gabriela Biló/Divulgação)

Livro ácido

Para Gabriela Biló, “A verdade vos libertará é um livro ácido sobre uma história que não deve ser esquecida e distorcida em uma guerra de narrativas. É sim, meu olhar particular sobre uma década marcante no Brasil em que vimos uma nova ascensão do autoritarismo no país. Espero que quem leia ria, chore e nunca duvide de suas próprias memórias do que aconteceu”.

Para Pedro Inoue, “em um mundo onde o que é o conceito de verdade está em disputa, o trabalho da Gabriela Biló nos mostra uma versão crua e punk da nossa realidade. Uma vez que você viu, não tem como desver”.

Para Cristiano Botafogo, “Gabriela Biló acompanha os principais fatos da política nacional com um olho muito perspicaz há mais de 10 anos. Não basta estar lá, é preciso ter uma clara noção do significado de cada momento e saber ler a sala; o que ela faz com maestria e técnica, não só na hora do clique, como na curadoria na seleção de seu extenso trabalho na área.”

(Foto: Gabriela Biló/Divulgação)

Gabriela Biló

Gabriela Biló é fotojornalista e responsável por algumas das imagens mais compartilhadas desta era. O início de sua carreira foi em São Paulo, onde teve a oportunidade de vivenciar as manifestações de rua propostas pelo Movimento Passe Livre. Trabalhou durante 8 anos no Estadão e, atualmente, está na Folha de S. Paulo. Desde 2018, vive em Brasília, onde acompanha o cenário político atual.

Pedro Inoue

Pedro Inoue é designer e artista gráfico brasileiro. Já colaborou para clientes como David Bowie, Damien Hirst e Ryuichi Sakamoto. É diretor criativo da revista canadense Adbusters e fez parte do time que criou a tag e pôster #occupywallstreet – responsável pela inspiração do movimento global #Occupy. Atualmente colabora com diversos artista e projetos, entre eles Criolo, Mano Brown, Mídia Ninja e Greenpeace.

Medo e delírio

Pedro Daltro e Cristiano Botafogo – O medo e delírio em Brasília é um diário (ou quase diário) desse governo verde-oliva, essa bad trip escrota em que a gente se meteu. Nasceu no dia 28 de outubro de 2018, o dia da em que Bolsonaro foi anunciado presidente e, a partir de novembro de 2019, passou também ao formato de podcast. Tudo com acidez, humor e leveza, dentro do possível.

Livro

“A verdade vos libertará”, de Gabriela Biló, Pedro Inoue e O medo e delírio em Brasília. Fósforo, páginas a definir, R$ 129,90 (pré-venda) e R$ 149,90 (depois do lançamento, previsto para janeiro de 2023).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima