Editora independente Peabiru publica livros que prestam atenção na América Latina

Editora Peabiru publica a preços acessíveis livros que falam das especificidades da América Latina

O professor, escritor e tradutor René Duarte Gonçalves Junior queria livros mais baratos, como muitos de nós. Não apenas para pesar menos no próprio bolso, mas por um ideal de democratização da leitura no Brasil. Para ele, sem a democratização da leitura, “o monstro do fascismo continuará vivo no Brasil”. Pensando nisso, em janeiro deste ano, Gonçalves Junior criou a editora Peabiru que tem como princípio produzir livros com valores mais acessíveis. “A ideia de abrir uma editora está ligada a uma indignação com o preço do livro em um país que precisa, desesperadamente, ler”, afirma o professor que, agora, também é editor.

Estrutura reduzida, margens de lucro baixíssimas e “gourmetização” editorial mínima viabilizam preços menores – R$ 49 para livros que poderiam custar R$ 100. A venda direta e on-line também. Gonçalves Junior ainda não conseguiu inserir os livros editados pela Peabiru em livrarias físicas, devido ao valor que é acrescido ao produto e aos descontos exigidos. Ele explica que as condições são inviáveis para uma editora pequena, que trabalha com tiragens não muito elevadas (e, portanto, com preços unitários não tão baixos), sobretudo se há a intenção de manter o preço final em um patamar mais acessível.

Amor pela América Latina

Além de baratear o livro, a Peabiru nasce com o objetivo de trazer ao público obras de autores e autoras latino-americanos que tratem efetivamente das especificidades da América Latina. “Nós, brasileiros, só saberemos fazer desse lugar chamado Brasil um país de verdade – formado por cidadãos de verdade – quando formos capazes de conceber e vivenciar um projeto de nação que faça algum sentido para o que somos e o que podemos ser como povo. E esse processo passa, a meu ver, obrigatoriamente, pelo esvaziamento do profundo eurocentrismo que perpassa a cultura brasileira – incluindo nosso mercado editorial – e por uma aproximação de lugares que tiveram e têm histórias mais semelhantes às nossas”, diz o editor.

O nome escolhido para a editora manifesta o sentido primordial de integração latino-americana. Peabiru é um conjunto de antigos caminhos que interligam a América do Sul em uma extensa rede de comunicação entre diversas culturas ameríndias. A via principal ligava a cidade de Cusco (Peru), nos Andes, ao Oceano Pacífico, mais especificamente à capitania de São Vicente (estado de São Paulo). Estendendo-se por cerca de três mil quilômetros e atravessando os territórios dos atuais Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil, o caminho ramificava-se pelo interior do território.

Livros

A primeira obra publicada pela editora Peabiru foi “Cerco Animal”, da autora premiada Vanessa Londoño. Reconhecida na América Latina como um dos grandes talentos literários da Colômbia, Londoño traz, em seu livro, uma história de dor e atrocidades vividas em um pequeno vilarejo colombiano incapaz de curar suas feridas mais profundas. 

A boliviana Giovanna Rivero é a autora da segunda obra publicada pela Peabiru. “Pra te comer melhor”, reconhecidamente um dos precursores do chamado novo gótico latino-americano, fala sobre o que é viver na América Latina.

O próximo lançamento, em 5 de julho, mostra a preocupação da editora em trazer ao público não apenas autores e autoras da América Latina, mas a causa latino-americana. “Os homens mais altos”, de Fabián Martinez Siccardi, é um “romance sobre a história mais sombria e ignorada de toda a América e talvez de todo o mundo: a história do extermínio indígena – o maior genocídio que a sociedade foi (ou tem sido) capaz de praticar”, como define Gonçalves Junior nas redes sociais.

Onde comprar

Para saber mais os livros da Peabiru, clique aqui, ou acompanhe as redes sociais da editora.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima