Museu da Língua Portuguesa celebra o centenário de José Saramago

Espaço paulistano começa a comemorar a data com uma série de eventos on-line em que autores importantes do país falam sobre a obra do Nobel português

O Museu da Língua Portuguesa (MLP), em São Paulo, preparou uma série de eventos ao longo do ano para marcar o centenário de nascimento do escritor português José Saramago (1922-2010).

A princípio, a programação começa nesta quinta-feira (10) com uma sequência de lives que contará com a participação de autores para comentar e debater as principais obras do vencedor do Nobel de Literatura de 1998. Com o nome “Jornada Saramago 100 Anos”, o evento é uma parceria da instituição com a Fundação José Saramago, de Portugal, e a editora Companhia das Letras.

Primeiramente, para abrir a série, o escritor Julián Fuks comenta o livro “Ensaio sobre a cegueira”. Além dele, participam Leyla Perrone-Moisés (dia 16); Andréa del Fuego (dia 24); Pilar del Río, viúva de Saramago, em conversa com Ricardo Viel (dia 28); e Jeferson Tenório (no dia 31).

Nesse sentido, em maio, mais precisamente no dia 5, o MLP inaugura a “Ocupação Saramago”, exposição temporária no saguão B com entrada gratuita. Em síntese, a mostra terá o livro “O conto da ilha desconhecida” como fio condutor de uma experiência imersiva. este é um dos principais trabalhos do escritor dirigido ao público infantil.

Logo depois, começando também no mês maio e se estendendo até novembro, outros nomes da literatura nacional refletem sobre a importância e a influência de Saramago em suas carreiras. Esse evento tem o nome de “Legados Saramaguianos” e vai oferecer debates sobre ficção contemporânea, destacando a herança literária do Nobel português.

Por fim, todas as atividades se conectam com a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, que também tem a obra de Saramago como ponto principal.

Exposição

“Jornada Saramago”
Uma série de lives realizada ao longo do mês de março, sempre on-line, com transmissão a partir das 19h (à exceção do dia 16, que começa às 17h). No Facebook e no YouTube do Museu da Língua Portuguesa e da Companhia das Letras. Confira a programação: nesta quinta-feira (10), Julián Fuks fala sobre o romance “O ensaio sobre a cegueira”; Leyla Perrone-Moisés faz “Um sobrevoo da obra de Saramago” dia 16; Andréa del Fuego realiza uma leitura acompanhada sobre “O evangelho Segundo Jesus Cristo”, no dia 24; Pilar del Río conversa com Ricardo Viel, no dia 28, sobre o pensamento humanista de Saramago; e no dia 31, Jeferson Tenório fala sobre “A jangada de pedra”.

“Ocupação José Saramago”
Entre maio e junho, com ingressos grátis. No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa.

“Legados Saramaguianos”
Entre maio e novembro.

Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz s/nº, Luz – São Paulo – SP). Horário de funcionamento: de terça-feira a dom., das 9h às 16h30 (permanência até 18h). Ingressos a R$ 20  e R$ 10 (meia), à venda na bilheteria e pela internet (aqui).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima