O que alguém precisa fazer para conquistar a sua confiança?
Ser honesto e transparente ?
Cumprir o que prometeu?
Ser gentil, educado e cordial?
Ou é um pouco de tudo isso junto?
A confiança é a base dos relacionamentos – a cola das relações. Nada acontece se você não confiar no outro primeiro. Inclusive, estudos muito recentes sobre relacionamento interpessoal e o impacto da primeira impressão, mostraram que a confiança é mais importante do que as competências técnicas na formação de uma primeira impressão positiva. Isso porque primeiro precisamos confiar para depois descobrir se a pessoa com a qual nos relacionamos é competente ou não.
Confiamos, basicamente, quando percebemos que o outro se importa conosco e que conseguimos, de alguma maneira, prever o que podemos esperar dele. Ser e parecer confiável é indispensável para nos relacionarmos mais e melhor. Então, como podemos usar nossa comunicação para expressar respeito e confiança?
Uma comunicação que conecta precisa, primeiramente ser coerente, ou seja, sua fala, linguagem corporal e tom de voz precisa representar seus valores, sua história, quem você é. Depois, você precisa ser consistente, ter firmeza das suas convicções e do seu posicionamento, para que você possa repeti-lo onde quer que você esteja.
Terceiro, você precisa ser constante. Não adianta manter o posicionamento por um mês ou dois. A repetição fará com que as pessoas que estão a sua volta percebam que o seu posicionamento é real e que você pratica aquilo que prega. Isso não significa que você precise ser imutável, não é nada disso! A evolução faz parte do amadurecimento do seu posicionamento de comunicação. O que não dá é para ter um novo posicionamento, totalmente avesso ao anterior, a cada novo mês.
Sendo coerente, consistente e constante você conseguirá adquirir a confiança das pessoas a sua volta com maior facilidade.
E uma orientação extra: cuidado com alguns comportamentos que sabotam a sua comunicação e sua Marca Pessoal: ser grosseiro, falar mal das pessoas, apontar constantemente o erro ou a falha, sem propor alternativas para melhorar a situação, fazem com que você afaste as pessoas e dificultam os relacionamentos.
A comunicação assertiva é um hábito que precisa ser exercitado diariamente. Lembre-se disso e mãos a obra!
Sobre o/a autor/a
Thayse Leonardi
Jornalista, especialista em Comunicação Assertiva e seu propósito é ajudar você a dar voz a suas ideias e deixar a sua marca no mundo.