11 out 2021 - 8h00

Empresário não faça seu financeiro

Não tenha medo de ter um profissional financeiro administrando os recursos da sua empresa

Muitas e muitas vezes encontro empresários que fazem questão de fazer o controle financeiro do seu negócio.

Não faça isso! Deixe o financeiro para o financeiro!!! Como assim?

Sério! A conta da empresa é da empresa, precisa ser controlada por profissionais da área.

Vou listar dois motivos pelos quais os empresários muitas vezes fazem questão de cuidar do seu financeiro:

  • Contas pessoais misturadas com as despesas da empresa;
  • Medo de ter outra pessoa aprovando pagamentos.

Pois bem, são medos aceitáveis, mas que podem ser contornados quando administrados corretamente.

Sabemos que por conceito estamos falando de duas vidas, uma física e outra jurídica, portanto, as contas não podem se misturar. Tenha seu valor de pró-labore bem definido, administre seu fluxo de caixa para poder fazer retiradas mensais e distribuição de lucros anuais.

Não tenha medo de ter um profissional financeiro administrando os recursos da sua empresa. O financeiro está para ajudar na gestão do fluxo de caixa. Esse profissional deve ser apto a gerir os valores de pagar e receber, ele deve te dar respostas sobre o que deve ser pago, o que foi recebido e o que está em processo de negociação.

Perceba que as palavras são controle e gestão do fluxo de caixa.

Tenha um fluxo de caixa previsto, saiba com antecedência quais serão as contas a pagar e a receber. Faça previsões. Tenha planejamento.

É muito comum encontrar pessoas que tem medo de olhar para sua conta pessoal, o mesmo se reflete para a conta da empresa.

Um profissional de finanças deve olhar diariamente para a movimentação bancária, acompanhar as decisões de vendas e de compras da empresa, conferir e conciliar os valores e controlar o fluxo do dinheiro.

Além disso o profissional de finanças deve cuidar de limite de crédito, análise de pedidos retidos, faturamento e cobrança, dentre outros, mas desses itens falarei num próximo momento.

Atualmente temos empresas de BPO que podem garantir o serviço de pagar e receber, caso você não queira contratar uma pessoa ou montar uma equipe financeira, pode optar por essas empresas. Dependendo do momento e do tamanho da sua empresa essa ajuda profissional pode ser o ideal para seu negócio.

Além de uma pessoa para fazer seu financeiro tenha um sistema de controle. Atualmente no mercado temos bons sistemas operacionais que podem ajudar no seu dia a dia. Busque um sistema que ajude na gestão com relatórios claros e de fáceis compreensão.

Eu entendo que a empresa é sua, mas entenda que ao perder seu tempo controlando seu financeiro sua cabeça estará ocupada com informações operacionais quando na verdade sua

cabeça deve estar liberada para tomada de decisões. Os números devem ser balizadores de suas decisões, afinal como eu sempre digo: tudo o que fazemos dentro da nossa empresa ou entra ou sai dinheiro.

Passe o financeiro para quem entende de finanças e deixe sua cabeça para os negócios.

Pense nas estratégias de crescimento do seu negócio e sempre olhe para seus resultados. Analise os números, tenha o registro de toda movimentação financeira com ou sem NF, tenha processos, analise relatórios, avalie o mercado e fique atento às oportunidades. Não existe sorte, existe empresas organizadas que conseguem perceber as oportunidades e estão prontas para elas.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Um comentário sobre “Empresário não faça seu financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias