O vereador Da Costa do Perdeu Piá (Podemos) teve duas derrotas judiciais nesta semana depois de publicar uma "Nota de Esclarecimento" em suas redes sociais. Na postagem, o vereador, que é também candidato a deputado federal, se defendia de uma reportagem publicada pelo Plural, mostrando que ele foi denunciado por suposta violência doméstica em 2016.
A Justiça determinou que Da Costa retirasse do ar seu vídeo e aplicou contra ele uma medida protetiva, para que ele não possa cometer agressões contra a mulher citada na postagem. As medidas já estão valendo desde o dia 20, conforme as decisões a que a reportagem teve acesso.
O boletim de ocorrência original foi registrado por uma ex-companheira de Da Costa, que conviveu durante 13 anos com ele, na época em que o vereador era policial militar. Na denúncia feita à delegacia, a mulher afirmava que foi vítima de insultos e que Da Costa chegou a apontar uma arma para ela.
Da Costa fez um vídeo negando as acusações e dando várias informações sobre a ex-namorada, inclusive acusando-a de mentir e de ser agressiva por não aceitar o fim do relacionamento. O vereador diz que é favorável aos direitos das mulheres, mas que "é preciso equilibrar essa balança". Ele afirmava no vídeo que muitas vezes as mulheres também são agressivas e se diz um defensor dos "direitos dos homens".
A juíza de direito Larissa Angelica Copack Muniz determinou que Da Costa fique proibido de chegar a menos de 200 metros da ex-companheira e proibiu-o também de manter qualquer comunicação com ela via email, telefone ou outros meios. A medida vale por um ano, havendo depois desse período a possibilidade de renovação.