A deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann (PT) deixará a Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal e voltará ao mandato. Ela é pré-candidata ao Senado como opção da esquerda no Paraná.
Nesta semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou mudanças no primeiro escalão do governo justamente com foco nas eleições. Lideranças importantes dos Estados devem participar ativamente da campanha pela reeleição do petista.

Para o lugar de Gleisi, Lula escolheu Olavo Noleto, que atualmente chefia o “Conselhão”. A saída da senadora deve acontecer até abril, prazo previsto na legislação eleitoral.
Paraná
No Paraná, historicamente o PT e a esquerda enfrentam dificuldades nas eleições devido ao perfil conservador do eleitorado.
No último pleito o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve mais de 62% dos votos no Estado, além da reeleição do governador Ratinho Jr. (PSD) com mais de 69%.
