Conheça Bertha Lutz, a cientista que garantiu o voto para as mulheres no Brasil

Bióloga e ativista é personagem desta semana do podcast "Quero te apresentar uma pessoa"

A personagem do episódio desta semana do podcast “Quero te apresentar uma pessoa” é a cientista e ativista Bertha Lutz. Nascida na São Paulo de finais do século 19 e formada na Sorbonne, Bertha Lutz trouxe para o país ideais de cidadania e passou a lutar pelos direitos das mulheres.

Mais ou menos na mesma época em que as “sufragettes” viravam notícia nos EUA e na Europa, ela começou a defender o voto feminino aqui. Além de criar associações e fazer lobby, ela viajou pelo país de avião jogando panfletos em grandes cidades.

Em 1934, depois de ter ajudado a garantir o voto feminino, ela se elegeu deputada. Mais tarde, seria peça fundamental para que os direitos das mulheres fossem incluídos na Carta das Nações Unidas, o documento de fundação da ONU – o que inclusive levou a brasileira a ser tema de um documentário recente da HBO.

“Quero te apresentar uma pessoa” é um programa semanal dedicado a biografias brasileiras. No episódio de estreia, a personagem retratada foi Nair de Tefé.

Entre os próximos biografados estarão o matemático Newton da Costa, criador de um novo tipo de lógica; a pianista Jocy de Oliveira; e João Augusto do Amaral Gurgel, o homem que criou o carro 100% nacional. O programa estará disponível nas principais plataformas de podcasts, sempre aos sábados.

Com apresentação de Sandi Bart, o podcast tem patrocínio do Colégio Esic Internacional. A primeira temporada será composta de 12 episódios.

Siga nas plataformas:

Spotify

Deezer

Spreaker

Podcast Addict

Podchaser

JioSaavn

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima