“O que ler agora?” indica “Mukanda Tiodora”, uma HQ histórica de Marcelo D’Salete

Podcast de livros recebe as convidadas Mitie e Tami Taketani para falar de HQs brasileiras premiadas aqui e no exterior

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Novo episódio de “O que ler agora?” abre espaço para as HQs. Nesta semana, o podcast de livros de Plural recebe Mitie Taketani, proprietária da Itiban Comic Shop, uma livraria especializada em quadrinhos que é também um dos espaços culturais mais tradicionais de Curitiba. 

A Itiban faz 34 anos em 2023 e é mais velha do que Tami Taketani, uma das filhas de Mitie que é também fotógrafa e videomaker do Plural. Antes de mergulhar no jornalismo digital, Tami trabalhava com os pais na Itiban e cresceu lendo quadrinhos e literatura.

“Mukanda Tiodora”, de Marcelo D’Salete. (Foto: Reprodução)

Marcelo D’Salete

Nesse episódio especial de “O que ler agora?”, as Taketanis conversam com Rogerio Galindo sobre a importância de obras como as de Marcelo D’Salete, que parte de fatos históricos para abordar o passado do Brasil, que é sobretudo o passado dos povos negros e escravizados. 

Mais especificamente, Mitie e Tami falam sobre o livro “Mukanda Tiodora”, HQ inspirada na personagem real que dá título à obra, uma mulher negra que viveu no Brasil do século 19 e que produziu uma série de cartas que inspiraram o trabalho de D’Salete. As cartas foram descobertas pela historiadora Maria Cristina Cortez Wissenbach, junto de outros documentos da época.

Para Mitie Taketani, o quadrinista dá uma aula sobre o passado do país. “A gente precisa falar sobre a história afro-brasileira”, diz ela.

Trecho de “Escuta, Formosa Márcia”, de Marcelo Quintanilha. (Foto: Reprodução)

Marcelo Quintanilha

No mesmo episódio, Tami destaca a HQ “Escuta, Formosa Márcia”, de Marcelo Quintanilha, sobre uma enfermeira que mora na periferia do Rio de Janeiro. Enquanto “Mukanda Tiodora” é em preto e branco, “Escuta, Formosa Márcia” é em cores. Tami diz que Quintanilha faz um retrato comovente da realidade brasileira. O livro retrata o amor entre mãe e filha, e também o amor entre a protagonista e o marido. 

Ambos os Marcelos, tanto D’Salete quanto Quintanilha, têm obras que conquistaram respeito e prêmios no Brasil e no exterior. Para saber mais sobre os autores e seus trabalhos, acesse a página da editora Veneta. Você também pode encontrar os livros que foram comentados no podcast na Itiban Comic Shop.

Livros indicados

“Mukanda Tiodora”, de Marcelo d’Salete. Veneta, 224 páginas em preto e branco, R$ 79,90. Quadrinhos.

“Escuta, Formosa Márcia”, de Marcelo Quintanilha. Veneta, 128 páginas em cores, R$ 119,90. Quadrinhos.

“O que ler agora?”

O podcast de livros do Plural está disponível em tocadores de podcast como Spotify, Deezer e Apple Podcast (e também embutido nos posts do site do Plural, aqui). Novos episódios chegam às plataformas todas as semanas. Ele é produzido com o apoio de oito editoras independentes: AlephAntofágicaCírculo de PoemasFósforoLuna ParqueMundaréuRua do Sabão e Tabla.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima