Alexandre Lourenço e Lielson Zeni lançam “Damasco” na Itiban

Evento com bate-papo com os autores sobre a graphic novel acontece na noite desta nesta quinta-feira (22)

Publicada pela Brasa Editora, no final do ano passado, “Damasco” terá noite de autógrafos e bate-papo com os autores no dia 22/02, às 19 horas, na Itiban Comic Shop. A mediação será feita por Liber Paz, do canal Kitinete HQ.

Desenvolvida a partir de uma notícia lida por Lielson Zeni sobre um homem que pôs a própria vida à venda, “Damasco” conta a história de Saulo, que resolve abandonar a própria vida e recomeçar do zero. Para isso, corta as relações com todos que conhece, inclusive a namorada Rachel.

Referências

A arte de Lourenço, sutil e quase pictográfica, dá vida a narrativa estruturada da mesma forma que Saulo imagina ser sua vida: a partir do que possui. Os móveis, livros, gato, videogame, são seus bens e suas necessidades atuais. E é justamente jogando um game que Saulo resolve agir. “Damasco” vai lidar com questões como memória, apego, a formação da identidade a partir do que consumimos e guardamos, de afetos interrompidos e de rotinas de trabalho massacrantes. Cada capítulo trata de como Saulo se livrou de algum item, com referências da cultura pop, literatura, cinema, música, games, notícias do mundo real, e com o texto preciso de Zeni.

Pandemia

“O desfecho da pandemia nos devolveu ao progressivo naufrágio no cotidiano previsível, colonizado, asfixiante, claustrofóbico. Em um diálogo tácito conosco, nos desafiando, o fio da vida do protagonista repõe, a cada amanhecer, o projeto triturador da dissolução, do apagamento. A máquina de símiles do capitalismo que mimetiza o mesmo não quebra, não para. Mas, então, eureca – ao protagonista ocorre a saída, uma espécie de epifania invertida: “Parar tudo e só respirar”. No limite, tememos ouvi-lo sussurrar, pelo avesso, como convém ao barroco sublimado, que se insinua entredentes, entrelinhas, nos espaços vazios (esses vãos que oxigenam mas nos acercam de abismos), tensionando a estética minimalista adotada na superfície: Parar de respirar”, diz o antropólogo Luiz Eduardo Soares sobre a obra.

Autores de “Damasco”

Alexandre S. Lourenço

Quadrinista, ilustrador, roteirista e pizzaiolo amador, Alexandre S. Lourenço é formado em Letras-Italiano. Já publicou Robô esmaga (JBC), Você é um babaca, Bernardo (Mino), Boxe e Durma bem, Monstro (ambos independentes), além de ter ilustrado para a Folha de S.Paulo e ter participado de coletâneas como a revista Café espacial. Damasco é seu primeiro romance gráfico em parceria com Lielson Zeni.

Lielson Zeni

Roteirista, escritor, pesquisador, crítico e editor, Lielson Zeni é formado em Comunicação e Letras. também é mestre em estudos literários (UFPR) e doutorando em Ciência da literatura (UFRJ), ambos trabalhos são pesquisas sobre quadrinhos. Publicou histórias curtas em revistas como Café espacial e Fronteira livre, é um dos ganhadores do BMA 2014 (história desenhada por Francis Ortolan), e fez quadrinhos sobre as Olimpíadas para a Veja (com arte de Alexandre De Maio). Publicou as prosas experimentais Lado B: Uma história de amor para walkman e Mente do Macaco (Balão). É membro do site de crítica de quadrinhos Balbúrdia, co-organizador do Prêmio Grampo. Foi editor assistente na Maurício de Sousa e editor na DarkSide Books, além de fazer trabalho freelancer de preparação de texto para diversas editoras.

Lançamento da graphic novel “Damasco” em Curitiba

Nesta quinta-feira (22/02), às 19h, na Itiban Comic Shop (Avenida Silva Jardim, 845 – Rebouças). Outras informações por WhatsApp (41) 3232 5367, ou aqui.

“Damasco”

Graphic novel com 208 páginas coloridas e capa dura, publicada pela Brasa Editora. Preço de capa R$ 109,90

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Alexandre Lourenço e Lielson Zeni lançam “Damasco” na Itiban”

  1. Muito legal esse lançamento. Eu, que já tenho 65 anos, acho essa modalidade muito legal. Os quadrinistas também fazem coisas sérias, ensinam de forma diferente a nossa realidade. E viva a Itiban, cada vez mais uma referência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima