Brasília 8/1, sobre como o moralismo quer destruir a arte

Ouça podcast do professor Jelson Oliveira sobre a ignorância de quem atacou obras de arte em Brasília

Um dos atos mais terríveis daquele 8 de janeiro dos golpistas em Brasília foi a destruição do painel “As Mulatas”, de Di Cavalcanti. Por que certas pessoas têm tanto ódio da arte? O assunto é abordado no episódio desta semana do podcast “Filosofia Feijão com Arroz”.

A destruição de obras de arte nos prédios dos Três Poderes em Brasília não foi um caso isolado. Desde a censura a exposições até a demonização de grandes artistas brasileiros como Chico Buarque e Caetano Veloso, essa tem se transformado numa tônica nos últimos anos com a ascensão da extrema-direita no país.

Leia mais: O remédio para a crise da democracia é mais democracia

Jelson de Oliveira é professor do Departamento de Filosofia da PUC. Formado em Filosofia pela UFPR, Jelson Oliveira tem especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. É autor de vários livros, sendo o mais recente “A Filosofia Vai ao Museu”.

podcast Filosofia Feijão com Arroz vai ao ar todas as terças e está disponível nas principais plataformas para iOS e Android. 

Assine o podcast em Spotify, Deezer, Google, Podcast Addict, Spreaker, Podchaser, JioSaavn

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Brasília 8/1, sobre como o moralismo quer destruir a arte”

  1. Excelente podcast do Prof. Jelson Oliveira.
    O professor apresentou uma análise arguto dos eventos de 01/08 e uma belíssima defesa do papel transformador da arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima