Varíola dos macacos: casos sobem em Curitiba e prefeitura confirma transmissão comunitária

Por enquanto estão confirmados 21 casos; 20 pacientes são homens

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba confirmou que há transmissão comunitária da varíola dos macacos na cidade. De acordo com o último boletim, divulgado na quarta-feira (27), são 21 casos positivos. Do total de casos, 16 são importados ou contatos de viajantes e em cinco casos não foi possível determinar vínculo relacionado a viagem.

“A transmissão comunitária é uma declaração técnica, da Epidemiologia, quando não é possível rastrear qual a origem da infecção de um ou mais casos, indicando que o vírus circula no município, independentemente de viagem ou não”, explicou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

A orientação da SMS é para que pessoas que desenvolverem pústulas (bolinhas na pele) após contato íntimo com outras procurem o serviço de saúde. Se houver dúvida, a Central 3350-9000.

Previna-se

Para evitar a contaminação pela varíola dos macacos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que homens que se relacionam sexualmente com outros homens diminuam o contato. Isso porque este grupo é o mais atingido pela doença.

Além disso, cuidados adotados para prevenir a Covid-19, como uso de máscaras, distanciamento e higienização frequente das mãos também são indicadas para diminuir os riscos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima