UFPR vai digitalizar processos judiciais antigos do Tribunal de Justiça

Documentos que datam de 1854 até 1973 serão catalogados e restaurados pela universidade; um dos objetivos é incentivar a pesquisa acadêmica

O Tribunal de Justiça e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmaram um convênio para conservação do acervo de processos judiciais entre 1854 e 1973. O compromisso foi formalizado durante uma reunião nesta semana.

Pesquisadores da UFPR irão catalogar, restaurar e digitalizar os documentos. Segundo a universidade, a finalidade é a “conservação da documentação histórica, o fomento da produção acadêmica e a valorização da história do Poder Judiciário paranaense”.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, considera a contribuição entre as instituições “de suma importância”.

Leia também: Relator vota contra pagamento de 13 anos de salários a Maurício Requião

Já o presidente do TJ, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, mencionou a evolução tecnológica e a mudança dos processos físicos para os digitais. Cada fase tem sua característica e vamos nos debruçar sobre processos e histórias para melhor compreendermos como chegamos até aqui e porque as coisas são assim”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima