Projeto de lei prevê instalação de bancos nos pontos de ônibus de Curitiba

Vereador defende obrigatoriedade de instalação de bancos em todos os pontos de ônibus em Curitiba, projeto segue na Câmara Municipal

Em maio deste ano, o vereador Angelo Vanhoni (PT) propôs um Projeto de Lei (PL) que prevê a obrigatoriedade da instalação de bancos em todas as paradas de ônibus de Curitiba. A proposta tem como base dados do IBGE que apontam o crescimento da população de idosos na cidade. Dados de 2021 indicam que eles representam 16,93% dos curitibanos. A proposta também visa tornar a espera pelo transporte coletivo mais confortável para pessoas com mobilidade reduzida, gestantes e pessoas com crianças de colo.

Segundo o projeto de lei, a instalação dos bancos deve ser feita em todos os pontos de parada do transporte coletivo já existentes e deve estar contemplada em projetos futuros. A instalação desses bancos será feita através da concessão onerosa do mobiliário urbano.

Na justificativa do PL, além de beneficiar os usuários do transporte coletivo e proporcionar mais conforto na espera pelos ônibus, “a medida objetiva a melhoria da qualidade dos serviços de transporte público de Curitiba, com o respeito aos cidadãos e cidadãs que são os seus usuários” , diz o texto.

Ônibus em Curitiba

Ainda na proposta, Angelo Vanhoni anexou imagens de bancos instalados nos pontos de ônibus de Brasília para serem usadas como um modelo a ser seguido. Dentro do projeto de lei, Vanhoni ainda acrescentou a possibilidade desses espaços serem utilizados para promover campanhas publicitárias.

Alguns moradores decidem colocar bancos nos pontos de ônibus por conta própria. Dayane Stella, de 20 anos, que mora no Fazendinha, lembra que há cerca de dez anos um morador do bairro colocou um banco em um dos pontos perto de seu condomínio. “Pelo que sei, foi um senhor que fez o banco, e todo mundo usa”, diz.

Dayane acredita que a instalação do ponto foi feita para dar mais conforto aos moradores da região e que o banco traz mais comodidade para quem usa o transporte público diariamente, como é seu caso. Para a jovem, a iniciativa que partiu de um morador deveria ser adotada pela prefeitura. 

A proposta de Vanhoni não é a primeira a exigir a instalação de bancos em pontos de ônibus. Em 2011 a vereadora Professora Josete (PT) propôs um projeto de lei similar, na época o PL tinha como objetivo implementar os bancos seguindo o modelo de pontos de táxi. A proposta, no entanto, foi arquivada em 2013 devido ao fim da legislatura.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima